No 39º encontro do grupo, os integrantes do comitê, dentre as diversas deliberações, aprovaram o Plano de Transformação Digital (PTD), alterações no Plano de Contratações de Soluções de TI (PCSTI) para 2023 e, além disso, promoveram ajustes no Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região.
Já no início da reunião, que foi conduzida pelo presidente do TRF1, desembargador federal José Amilcar Machado, foi aprovado de forma unânime pelos membros do Comitê, o PTD, que abrange o período 2021-2026, e que visa promover a transformação digital por meio de serviços e soluções digitais inovadoras, simples e intuitivas, com o objetivo de fortalecer a relação do Poder Judiciário com a sociedade.
Conforme explicou o diretor da Secretaria de Tecnologia de Informação (Secin), Lucio Melre, em sua apresentação, o plano prevê quatro eixos de Transformação Digital: Transformação digital de serviços, Integração de canais digitais, Interoperabilidade de sistemas e Estratégia de monitoramento.
O aprimoramento do sistema Análise Legal Inteligente (ALEI); a migração de todos os processos para o PJe e desativação dos sistemas judiciais legados; a integração do PJe com os sistemas: ALEI, MJE, SGPE, AGU, SISBAJUD, SIGEC, RENAJUD, INFOJUD, AJG, STF, STJ e TJs; a automatização da Transparência Orçamentária com Robotic Process Automation (RPA); a promoção do serviço de infraestrutura de TI em nuvem e a migração do SISPRA da JF1 para o SEI, são alguns dos serviços em execução dentro do eixo Transformação digital de serviços.
Segundo Melre, “é importante destacar que o processo de transformação digital ultrapassa a atuação da área de Tecnologia da Informação, sendo necessária a participação e engajamento de todas as áreas da instituição”.
O Comitê aprovou algumas alterações em contratações de Soluções de TI ainda para 2023. O pacote de investimentos inclui as capacitações Oracle Linux e Wildfly, software de leitura de tela de computador para uso por pessoas portadoras de deficiência visual, licenças Antivírus, webcams, solução RPA e manutenção e suporte aos sistemas de gestão de saúde do Pro-Social.
Quanto ao Plano Diretor de TI, foram autorizadas as inclusões das seguintes iniciativas: Provimento de DNS externo hospedado em uma seccional; SSI-TJSC Sistema de Segurança de Autoridades; Cronograma Anual de Execução das Contratação, módulo do sistema PAC; Prover solução de RPA - Robotic Process Automate.
iGovTIC-JUD – Outro ponto destacado pelo diretor da Secin foi o Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD), diagnóstico anual realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aferição do nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de TIC estabelecidas na Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário.
De acordo com os dados divulgados pelo CNJ, o TRF1, em 2023, cresceu 7,2 pontos, em relação a 2022, aumentando de 72,13 para 79,15, mantendo-se no nível de maturidade “Aprimorado”.
“Esse aumento significa que nós melhoramos nossas práticas de gestão e governança. (...) Temos muita coisa para evoluir, mas acho que o fato de termos melhorado sete pontos foi muito bom. Isso é o resultado de um trabalho que é realizado por todo o Tribunal e conta com a condução e apoio da Administração do Tribunal”, afirmou Melre ao concluir sua explanação.
Após a apresentação do diretor da Secin, o presidente do Tribunal, desembargador federal José Amilcar Machado, encerrou a reunião agradecendo a presença de todos.
Presenças – Além do presidente do TRF1 e do diretor da Secin, estiveram presentes à reunião, a juíza federal em auxílio à Presidência, Maria Cecília de Marco Rocha; os juízes federais em auxílio à Corregedoria Regional, Maria Candida Carvalho Monteiro de Almeida e Náiber Pontes de Almeida; o diretor-geral da Secretaria, Carlos Frederico Maia Bezerra; a diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Secge), Maria Aparecida de Sousa Mendes; o diretor da Coordenadoria de Inovação e Fomento à Atividade Judicial (Cofaj), Sérgio Faria Lemos da Fonseca Neto; a chefe da Assessoria de Apoio à Gestão Judiciária (Asjud), Glória Lopes Trindade; o diretor da Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica (Coint), Bento Gomes Barbosa Júnior; o diretor da Divisão de Projetos de Sistemas (Dipsi), Janderson Casado de Vasconcelos Santos e a diretora do Núcleo de Governança de Tecnologia da Informação, Rênia Alves Machado Carlini.
LC
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região