Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

15/10/2024 09:54 - INSTITUCIONAL

Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação da 1ª Região debate prioridades e contratações para a área

A imagem mostra uma sala de conferências com uma mesa em formato de U, onde várias pessoas estão sentadas. Há cerca de 15 pessoas, a maioria homens, usando roupas formais. Na mesa, há vários laptops abertos, microfones e copos de água. Na frente da sala, há uma tela de projeção com uma apresentação exibida. A apresentação na tela parece estar relacionada a

Créditos: JADSON CASTRO/Ascom

O Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (Cogeti-JF1) se reuniu nessa segunda-feira, 14 de outubro, na sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília/DF, para o encontro bimestral do grupo, composto por gestores e representantes da área de TI do tribunal e das 13 seccionais da 1ª Região.

O encontro foi aberto pela diretora da secretaria executiva da diretoria-geral da Secretaria do TRF1, Izabelly Michelle Cavalcante Normando, que falou aos presentes quanto à necessidade de planejamento e, principalmente, da questão orçamentária, uma vez que o investimento do tribunal nessa área é muito alto.

O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Lúcio Melre, explicou que o objetivo da reunião, que acontece desde 2018, é tratar “de contratações, de planejamento, de projetos em desenvolvimento no tribunal, de sistemas, de pessoal também, além das prioridades para o próximo ano”.

Na avaliação do diretor da Secin, a reunião presencial tem uma grande relevância por que possibilita ratificar tudo aquilo é debatido ao longo do ano virtualmente com as seccionais.

As contratações em execução de interesse de todas as seções judiciárias, por exemplo, as contratações da Microsoft como o Teams, o Office 365, e principalmente a rede de dados, foram os principais assuntos abordados no período da manhã.

Para o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Bahia (Nutec) da Seção Judiciária da Bahia, Álvaro Antônio Brito Reis, os desafios na área de TI enfrentados pela seccional baiana – a maior da 1ª Região com 15 subseções judiciárias – são grandes, mas a oportunidade de estar reunido com os gestores do tribunal facilita o alinhamento das ações. “Hoje temos na Bahia uma equipe muito reduzida, mas muito cooperativa, sendo que o mais importante é termos um ambiente de trabalho harmônico e essa cooperação que temos com as outras seccionais e com o próprio TRF1”, afirmou o servidor.

Na parte da tarde, a reunião foi retomada com a fala da servidora Rênia Alves Machado Carlini, diretora do Núcleo de Governança de TI (NUGTI/Secin/TRF1), que explicou sobre o sistema de atualização do Modelo Estruturante de Governança da Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (MGoTI-JF1) instituído pela Resolução Presi 10988129.

A diretora também apresentou aos participantes o painel de monitoramento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da JF1 – PDTI 2024-2026 que está disponível para consulta no portal do TRF1 na Central de Painéis Públicos.

Planejamento Orçamentário

Na sequência, a servidora apresentou o Plano de Contratações de Soluções de TI (PCSTI – 2025). Conforme os números apresentados, a previsão de necessidades foi orçada em mais de R$ 135 milhões, tendo sido aprovados pelo TRF1 R$ 49 milhões destinados às contratações. Sobre essa previsão de valores, o diretor da Secin, Lúcio Melre, afirmou ser possível a solicitação de recursos adicionais.

O diretor da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro do TRF1 (Secor), Adelson Vieira Torres, disse que o maior orçamento da JF1 é o da área de TI. Adelson parabenizou a equipe da Secin pela atenção ao planejamento e pelo contato constante com a Secor para orientação e resolução de dúvidas. “Diante do bom trabalho de planejamento, conseguiremos executar bem o orçamento”, declarou o diretor.

LC/AN

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


350 visualizações

Veja também