Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

18/12/2023 09:15 - INSTITUCIONAL

Comitê de Gestão Estratégica Regional da Justiça Federal da 1ª Região realiza última reunião de 2023

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal José Amilcar Machado, conduziu, no dia 13 de dezembro, a 25ª Reunião de Análise da Estratégia do Comitê de Gestão Estratégica Regional da Justiça Federal da 1ª Região (CGER-JF1), a última do grupo no ano de 2023. A execução da estratégia da JF1 e a Carteira de Iniciativas, estiveram entre os assuntos debatidos pelos membros do Comitê.

Na ocasião, a diretora da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple), Maria Carolina de Souza Ribeiro, após fazer um breve relato sobre o relatório preliminar de auditoria que contém recomendações ao CGER, falou do desempenho da 1ª Região com relação as metas processuais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2023.

Segundo Maria Carolina, até o momento a 1ª Região apresenta um bom desempenho. Os destaques são: Meta 3 (314,59% de cumprimento), Meta 4 – Improbidade Administrativa (106,77 % de cumprimento), Meta 4 - Ações Penais (120,53% de cumprimento), Meta 5 (158,88% de cumprimento), Meta 6 (10000,00% de cumprimento), Meta 10 (130,63% de cumprimento), Meta 20 (305,77% de cumprimento), Meta 21 (188,12% de cumprimento), Meta 30 (101,64% de cumprimento).

O corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargador federal Néviton Guedes, presente à reunião, comemorou os números apresentados. “Gostaria de saudar a Administração do Tribunal e esse Comitê. Nós estamos vindo agora do Encontro Nacional do Poder Judiciário e o houve um salto de qualidade muito importante do nosso Tribunal, principalmente quanto a esse cumprimento das metas”.

Com relação à média de Execução da Estratégia, considerando as metas processuais estabelecidas pelo CNJ, a diretora da Diple destacou que a 1ª Região apresenta, até novembro de 2023, o índice de 138%. A expectativa do Comitê para esse período era de 98%.

Quanto ao índice de execução da Estratégia considerando os processos estratégicos, o Tribunal alcançou 60%, quando a expectativa seria de 49%. Atualmente, sete processos de trabalho estão em fase de registro, 11 estão em desenvolvimento e 14 estão concluídos, totalizando 32 processos em acompanhamento.

Desenvolvimento de Iniciativas Estratégicas – Quanto à Carteira de Iniciativas Estratégicas da Justiça Federal da 1ª Região, foram priorizadas, conforme deliberação do Comitê, as iniciativas que produzem maior efeito nos processos de trabalho da área judicial e nos que impactam na satisfação dos jurisdicionados.

Com isso, a carteira que anteriormente contava com 238 iniciativas, possui agora 24 projetos que serão monitorados mais de perto pelo CGER, sendo o acompanhamento dos demais delegados aos Comitês Institucionais de Planejamento Estratégico.

Gestão de Riscos – Encerrando a reunião, Maria Carolina informou que o Tribunal agora possui um sistema de gestão de risco que disponibiliza, entre outras funções, informações sobre os riscos mapeados no Tribunal, como a classificação, o controle, as ações e os indicadores de riscos.

Presenças - Participaram também da reunião: a desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas; o juiz federal em auxílio à Presidência Rodrigo de Godoy Mendes; a juíza federal em auxílio à Coger; Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida; a juíza federal Dayse Starling Motta; o juiz federal Hiram Armênio Xavier Pereira; o juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro; a juíza federal Mara Elisa Andrade; o diretor-geral da Secretaria do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra; a diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Secge), Maria Aparecida de Sousa Mendes; a diretora da Secretaria de Auditoria Interna (Secau), Marília André da Silva Meneses Graça; o diretor da Divisão de Informações Negociais e Estatísticas (Diest), Gustavo Stênio; o diretor da Coordenadoria de Inovação e Fomento à Atividade Judicial (Cofaj), Sérgio Faria Lemos da Fonseca Neto; a diretora da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária de Rondônia (SJRO), Aline Freitas da Silva; o diretor da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária do Amazonas (SJAM), Daniel Rodrigues de Oliveira; o diretor da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária do Distrito Federal, Erico de Souza Santos; e a supervisora da Seção de Avaliação e Monitoramento do Planejamento Estratégico (Seple), Camila Cássia Faria Minghetti. 

LC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


207 visualizações

Veja também