O Comitê Gestor de Sistemas Administrativos da 1ª Região (CGSis-Adm), reuniu-se na última sexta-feira, 11 de outubro, para discutir estratégias que visam aprimorar a gestão dos sistemas do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Na ocasião, também foram apresentadas soluções para otimizar processos internos.
Iniciando a reunião, o novo diretor da Coordenadoria de Sistemas de Informação (Cosis), Leon Rafael Mundim, ressaltou que a proposta da sua gestão é “identificar pontos de melhorias no trabalho que já estava sendo conduzido. As ações que serão apresentadas dependem da colaboração de todos os envolvidos nos processos”.
Com a palavra, o diretor da Divisão de Sistemas Administrativos (Disad), José Reginaldo de Sousa, apresentou um panorama de 2024 com as principais demandas em andamento e pendentes no setor. Além disso, o servidor fez uma análise do fluxo de trabalho atual; bem como demonstrou sugestões para aprimoramento dos processos de trabalho da unidade. “A gestão de demandas será organizada de modo que possamos atender a todos, com transparência e de forma planejada”, pontuou o servidor.
Uma das sugestões apresentadas para o aprimoramento dos fluxos de trabalho foi a reorganização das equipes da Disad. A proposta é criar times especializados em “Sustentação” e “Evolução” dos sistemas, com entregas semanais e quinzenais, respectivamente. "Essa reorganização permitirá um maior foco nas demandas dos usuários e uma entrega mais ágil das soluções", destacou José Reginaldo de Sousa.
Outra medida será a implementação de um sistema de priorização ágil das demandas, no Redmine (ferramenta que organiza e gerencia projetos de desenvolvimento de software) o que permitirá que as tarefas sejam alocadas de acordo com critérios que serão discutidos na próxima reunião, como complexidade e urgência, por exemplo.
Além disso, a nova proposta de trabalho inclui a criação de um calendário para a realização de homologações dos sistemas, a fim de obter um feedback mais rápido dos usuários, o que contribuirá para a melhoria contínua dos sistemas.
Para implementação das melhorias, a Disad apresentou um cronograma com metas de curto, médio e longo prazo. Entre as ações previstas estão a atualização do catálogo de sistemas no Redmine; a geração de scripts de atendimento Nível 1 e a implantação de testes automatizados.
Durante o encontro, um espaço foi aberto para que os participantes pudessem contribuir com feedbacks e sugestões. Um dos pontos de destaque foi a importância de uma comunicação clara entre as áreas técnicas e os demandantes para busca de soluções eficazes.
A diretora executiva da secretaria do TRF1, Izabely Normando, enfatizou que este é um trabalho coletivo e que a colaboração de todos é essencial para alcançar os resultados desejados. "Vamos entender as dificuldades de todos os gestores. Esta é a primeira reunião de um novo processo de trabalho, de um novo método que nunca houve no Tribunal", salientou.
Já o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Lucio Melre, destacou: "temos tido apoio da administração do TRF1 com relação às demandas de TI. Pedimos a ocupação de cargos que estavam vagos e aumento no quadro de terceirizados para atuar nas demandas de tecnologia. A proposta é melhorar a prestação de serviços e atender as expectativas do Tribunal no menor tempo. Este é um novo olhar que tratará melhorias".
Participando da reunião estiveram também presentes as diretoras Solange Maria de Oliveira Chagas, da Divisão de Negócios do Processo Administrativo Eletrônico (Dipae); Estela Maria Barbosa Cruz, da Secretaria de Gestão de Pessoas (Secgp); a servidora Marcia Bittar Bigonha, da Assessoria de Assuntos da Magistratura (Asmag) e os diretores Sérgio Faria Lemos da Fonseca Neto, da Coordenadoria de Gestão Negocial de Sistemas (Cogen); Bento Gomes Barbosa Junior, da Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica (Coint); Adelson Vieira Torres, da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor); José Galébio de Aguiar Rocha, da Divisão de Execução Orçamentária e Financeira (Diefi), entre outros servidores do tribunal.
A próxima reunião do CGSis-Adm está prevista para acontecer em novembro, e a expectativa é que sejam apresentadas as atividades pendentes no Redmine e discutida uma proposta de como será feita a priorização das demandas.
TS
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região