A Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), informa que a instabilidade registrada no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) de 1º e 2º Graus nesta semana foi ocasionada por falhas em um dos links de internet contratados pelo Tribunal.
Após investigação minuciosa realizada pelas equipes técnicas do TRF1, com o suporte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), foi identificado que o link em questão está apresentando “erros de rota”. Esse problema resulta em uma falha de comunicação, a qual uma requisição enviada ao CNJ em um determinado endereço é devolvida de um endereço diferente, causando incompatibilidades que prejudicam o funcionamento do sistema. Segundo o CNJ, embora esse tipo de erro seja raro, ele já foi registrado em outros tribunais.
Para minimizar os efeitos dessa instabilidade e garantir a operação básica do sistema, o tribunal decidiu operar temporariamente com apenas um dos links, até que a operadora responsável resolva completamente a falha.
A operadora já foi formalmente notificada para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e, caso se confirme o descumprimento de obrigações contratuais, estará sujeita às devidas penalidades.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região