O Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento (Cogecon), do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), promoveu na última quinta-feira, dia 14 de novembro, o evento on-line “Conversa sobre Gestão do Conhecimento”. O bate-papo contou com a participação do subsecretário de Previdência Social do Ministério Público Federal (MPF), Fernando Melo, que falou sobre a sua experiência com o tema; e das servidoras Milena Lima Pereira Araújo, diretora do Núcleo de Negócios de Sistemas Judiciários (Nunej) e Liliana Kelsch Sarmento, diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de desenvolvimento Sustentável da Seção Judiciária da Bahia (Nucge/SJBA), que falaram sobre o LabJF1 e o Hub de Inovação.
Na ocasião, o coordenador do Cogecon e diretor do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap), Jean Carlo Batista de Oliveira, conduziu o encontro e fez uma breve apresentação sobre o que o TRF1 está fazendo acerca da Gestão do Conhecimento da Corte.
Nesse contexto, o coordenador do Cogecon falou sobre as iniciativas já em andamento no Tribunal, como o Banco de Boas Práticas, o Mapeamento do Conhecimento Crítico, o evento Café com Conhecimento, a série de vídeos “SecGP Esclarece”, além das campanhas de promoção da Gestão do Conhecimento.
Jean falou também sobres os projetos atualmente em desenvolvimento na Corte, a exemplo da Plataforma Wiki TRF1; um selo que funcione como um incentivo funcional para estimular o compartilhamento de Boas Práticas; o trabalho de captação de Boas Ideias e Boas Práticas junto ao Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região (LabJF1) e um modelo de Gestão do Conhecimento específico do TRF1.
Gestão do Conhecimento como objetivo estratégico
Em sua apresentação, o subsecretário de Previdência Social do Ministério Público Federal, Fernando Melo, trouxe um breve histórico de como a Gestão do Conhecimento foi implementada no MPF, como o tema passou a ser um objetivo estratégico e ganhou importância na instituição.
Para isso, o subsecretário contou que foi desenvolvida uma identidade visual, planos de comunicação, cursos internos e externos, podcasts, guias e cartilha, além de um diagnóstico de Gestão de Conhecimento e a implementação de grupos de trabalho, metas e planos de ação.
Entre as ações de sucesso que Fernando destacou estão a “Semana do Conhecimento”, um grupo de trabalho formado por 65 integrantes de todo o Brasil, divididos por ramos diferentes, que foram chamados de “Janelas do Conhecimento” e que promoveu palestras de 3h de duração diárias durante cinco dias.
O evento rendeu bons resultados no MPF, com uma média de participação de 300 pessoas on-line por dia, em que foi possível divulgar de serviços e ferramentas que não eram de conhecimento geral, além de melhorias nos processos de trabalho.
Para Fernando, essa troca de experiências interinstitucional é muito importante, porque “a Gestão do Conhecimento, quando não é disseminada, fica muito na subjetividade e a gente precisa explorar as diversas variáveis para que se torne algo palpável”.
A Conversa sobre Gestão do Conhecimento contou com mais dois painéis. Um com a servidora Milena Lima Pereira Araújo, diretora do Núcleo de Negócios de Sistemas Judiciários (Nunej) do TRF1 e integrante do Cogecon e do LabJF1.
Na oportunidade, Milena apresentou o Laboratório de Inovação aos participantes do evento e falou sobre a sua relação com a Gestão do Conhecimento. Destacou o processo de criação, desenvolvimento e transformação do laboratório em um Hub de Inovação, feito em parceria com a Seção Judiciária da Bahia (SJBA).
Em seguida, a diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de desenvolvimento Sustentável da Seção Judiciária da Bahia (Nucge/SJBA) e coordenadora administrativa do Laboratório de Inovação da SJBA (LABahia), Liliana Kelsch Sarmento, contou como foi todo esse processo.
Desenvolvido pelo LABahia, o Hub de Inovação do TRF1 é um aplicativo em que se pode cadastrar as iniciativas inovadoras da 1ª Região. Segundo contou Liliana, até o momento 49 iniciativas estão cadastradas na ferramenta, que mostra também informações sobre o status do projeto, o eixo temático, quantas iniciativas estão cadastradas por unidade judiciária, os links para download, entre outros.
Além do Hub de Inovação, a coordenadora do LABahia também apresentou o painel de Sistema de Apoio à JFBA, outra iniciativa desenvolvida na Seção Judiciária da Bahia e que concentra as diversas ferramentas administrativas e judiciais utilizadas na seccional.
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região