A Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger) iniciou nessa segunda-feira, 30 de setembro, a Correição Ordinária na Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF). A visita se estenderá até sexta-feira, 4 de outubro, e tem por objetivo avaliar o funcionamento da unidade e identificar oportunidades de melhoria.
Compondo a mesa de honra, estiveram presentes o corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargador federal Ney Bello; o diretor do foro da SJDF, juiz federal Márcio Barbosa Maia; o coordenador do Sistema de Conciliação (Sistcon) do TRF1, desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão; o coordenador dos Juizados Especiais Federais (JEF) do TRF1, desembargador federal César Jatahy; o vice-coordenador dos JEFs da 1ª Região, desembargador federal Roberto Veloso; a vice-diretora do Foro da SJDF, juíza federal Lília Botelho Neiva Brito, e o procurador da República Leonardo de Faria Galiano.
Durante a abertura da Correição, o diretor do foro da SJDF, juiz federal Márcio Barbosa Maia, destacou a importância de oferecer um atendimento de qualidade ao cidadão. "Nossa meta é atender bem o cidadão, as partes e demais entidades públicas. Acreditamos que a avaliação deve se basear na qualidade do serviço prestado e não apenas na produção quantitativa", afirmou. O magistrado ressaltou ainda que o momento é propício para apontar necessidades e disseminar ideias.
O corregedor regional da 1ª Região, desembargador federal Ney Bello, abordou os desafios enfrentados pela Justiça Federal e a necessidade de adaptação às novas demandas. "Precisamos readequar a Justiça a essa nova realidade, disse".
Ney Bello enfatizou a importância de ouvir os servidores e magistrados para identificar as principais necessidades e buscar soluções inovadoras. "A ideia da Corregedoria é muito mais do que saber que tipo de projeto de lei a gente precisa fazer para colocar 6 ou 7 Varas novas. A gente precisa pensar em uma solução que seja compatível com a realidade e com os recursos disponíveis", afirmou.
Entre os temas abordados durante a Correição estiveram a utilização da inteligência artificial, a virtualização da Justiça e a necessidade do aprimoramento da estrutura para atender à população. O corregedor também destacou a importância de oferecer um atendimento de qualidade aos cidadãos de cidades como Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto, que ficam próximas ao Distrito Federal.
Durante a semana, os trabalhos serão coordenados pelo desembargador federal Ney Bello, que será auxiliado pelas juízas federais Cláudia da Costa Tourinho Scarpa e Dayse Starling Motta e pelos juízes federais Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo; Marllon Sousa; Saulo José Casali Bahia; Iran Esmeraldo Leite; José Godinho Filho e Náiber Pontes de Almeida.
Também participarão das atividades as servidoras: Estrela Bohadana Rodrigues (GAB/TRF1); Renata Peixoto Pinheiro (SJBA); Manuela Affonso Ferreira Maciel (SJBA); Giovana Simões Castro (SJMA); Ana Letícia Costa dos Reis (COGER/TRF1); Telli Britto Rebouças (SJBA); Célia Silva Faria (SJMA) e os servidores Flávio Rodrigues Pereira (Coger/TRF1); Alyson Berto Cordeiro Cerqueira (SJPA) e Paulo Pedroso Mendes (SJGO).
Correições 2024 – De acordo com o calendário, no mês de novembro, a Seção Judiciária de Roraima (SJRR) será a última unidade da Justiça Federal da 1ª Região a inspecionada.
TS
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região