Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

11/12/2023 08:15 - INSTITUCIONAL

Desembargador federal Ney Bello recebe o Título de Cidadão Baiano

Foto do desembargador federal Ney Bello com o Título de Cidadão Baiano concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia.

O desembargador federal Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), recebeu, na manhã da última quinta-feira, dia 7 de dezembro, o Título de Cidadão Baiano. O evento ocorreu no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). A homenagem foi proposta pelo deputado Angelo Coronel Filho, do Partido Social Democrático (PSD), na sessão legislativa do dia 21 de agosto deste ano.

 Na ocasião, o magistrado destacou que as culturas maranhense e baiana contribuíram para sua formação como jurista e o fizeram “ser um magistrado capaz de compreender o que há de mais importante no povo brasileiro e poder trabalhar em proveito da felicidade desse mesmo povo”. 

“Eu diria aos senhores sem medo de errar que a Bahia, por ser universal, como mostrou Pierre Verger, por ser o lugar de todas as cores, como me mostrou Caribé, me fazia mais baiano mesmo que eu não tivesse em nenhum momento rezado a novena de Dona Canô, embora à distância, eu pudesse ter sido feliz com a alegria sutil de Bobô. Não nasci no Recôncavo, mas consegui ser, de uma certa maneira, um pouco reconvexo pela possibilidade de ver o centro do mundo como um lugar que a gente podia fazer igual. E esse lugar no meu coração sempre foi a Bahia como sempre foi São Luís do Maranhão”, exaltou Ney Bello.

De acordo com o parlamentar Angelo Coronel Filho, a expertise do futuro cidadão baiano é particularmente admirável nos campos do Direito Público, com foco em Direito Constitucional, Direito Criminal e Direito Ambiental. “Falando de baiano para baiano, posso falar assim agora, o desembargador federal Ney Bello, com toda a sua envergadura, capacidade e brilho, nos permite contatos com tantas personalidades ilustres no campo do direito do nosso país. Campo tão importante para a democracia como se observa claramente neste plenário”, disse o deputado na sessão especial. 

Prestigiaram a solenidade os desembargadores federais Antonio Scarpa e Nilza Reis e o desembargador federal aposentado Antônio Ezequiel da Silva, todos do TRF1; o desembargador federal Evandro Reimão, do TRF6; o desembargador Júlio Lemos Travessa, do Tribunal de Justiça da Bahia; a desembargadora eleitoral substituta do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia; os juízes federais Saulo Casali Bahia, Dirley da Cunha Júnior, Wagner Souza e Salomão Viana; os senadores da República Otto Alencar e Angelo Coronel; a procuradora de Justiça Maria Augusta de Almeida Cidreira; e a defensora pública Mônica Aragão.

Sobre o magistrado – Desembargador Federal do TRF1 desde 2013, Ney Bello é natural de São Luís do Maranhão. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1990), mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutor em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com pesquisa elaborada na Universidade de Coimbra, Portugal e na Università Degli Studi di Lecce, Itália. Pós-doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010).

 No Judiciário, Ney Bello assumiu o cargo de juiz federal substituto da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), em novembro de 1995, e atuou como juiz da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais (TR/JEFs) do mesmo estado. Também exerceu o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), entre 1996 e 1998.

O magistrado atuou, ainda, como promotor de Justiça do Ministério Público Estadual do Maranhão, procurador da República do Ministério Público Federal e foi professor adjunto na Universidade Federal do Maranhão. De acordo com o deputado que propôs a homenagem, “A honraria é um testemunho merecido de sua notável trajetória”. 

RF, com informações da Assembleia Legislativa da Bahia 

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região 


392 visualizações

Veja também