Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

24/03/2025 09:50 - INSTITUCIONAL

Desembargador Federal Wilson Alves de Souza é homenageado na Assembleia Legislativa da Bahia

Fotografia de um grupo de pessoas que está em um palco, em uma cerimônia oficial. No centro, um homem de terno está segurando um diploma ou certificado aberto, enquanto outras pessoas ao redor aplaudem. À esquerda, um homem mais velho de terno cinza está conversando com uma mulher que segura uma criança no colo. À direita, outros homens e mulheres de terno e roupas formais também estão aplaudindo. Na frente do palco, há um arranjo de flores coloridas e uma placa com o logotipo da ALBA, que significa Assembleia Legislativa da Bahia.

Crédito: Sercom Bahia

O desembargador federal Wilson Alves de Souza foi homenageado na última sexta-feira, 21 de março, pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). O magistrado recebeu a Comenda 2 de Julho em sessão especial realizada no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador/BA.

A homenagem foi proposta pelo deputado Euclides Fernandes (PT), nos termos da Resolução 2.170/2025. A Comenda 2 de Julho foi criada em 1999 e é a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia, atribuída a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento político e administrativo estadual e nacional. A distinção traz no nome a denominação da data da Independência da Bahia, que ocorreu em 2 de julho, e marca a expulsão dos últimos portugueses ligados à exploração da Coroa no Brasil.

Os deputados Euclides Fernandes e Luciano Simões Filho (União Brasil), dividiram a Presidência da Sessão Solene de Outorga da Comenda. Na ocasião, o desembargador Wilson foi apresentado aos presentes, sendo lembrado pela carreira como acadêmico, professor, jurista e magistrado. “Levaste ao pé da letra o refrão do hino de Riachão do Jacuípe (cidade natal do homenageado), ‘os jacuipenses estudando e trabalhando, ajudando o progresso da Nação, sempre juntos de mãos dadas’. O senhor merece todos os méritos dessa justa homenagem que lhe prestam os 63 deputados desta Assembleia Legislativa do Estado da Bahia”, disse o deputado Luciano Simões Filho.

Em seu discurso, o deputado Euclides Fernandes, autor da proposta, lembrou a vida e a carreira do magistrado como “distribuidor da boa Justiça”. Segundo ele, “alguém com o vasto e brilhante currículo do desembargador Wilson de Souza, integrante do Tribunal Regional Federal da 1ª Região desde 2019, é absolutamente merecedor de ostentar o leque de homenagens recebidas ao longo de sua longa carreira e a mais elevada honraria desta Casa da Bahia”.

E seguiu dizendo que, “a Assembleia Legislativa da Bahia, na totalidade dos meus 62 pares, reitera o grande orgulho desta Casa e do povo baiano em conceder-lhe a nossa maior honraria, a Comenda 2 de Julho”, congratulou o deputado.

Representando a Justiça Federal da Bahia, o juiz federal Carlos D’Ávila Teixeira, titular da 13ª Vara Cível da SJBA, lembrou a dedicação do homenageado à família, aos estudos e à magistratura. “A síntese de um homem que estuda é se concentrar na sua profissão e na sua capacidade de transmitir conhecimentos aqueles que são seus alunos e Wilson conseguiu transformar a sua sala de aula num prolongamento da sua própria alma e conseguiu transformar, também, o seu gabinete, a sua mesa e a sua toga, numa ferramenta de trabalho”.

Com a palavra, o homenageado

Após receber a Comenda 2 de Julho de sua esposa Josefa Francisca Mota Souza, o desembargador federal Wilson Alves de Souza destacou a felicidade, o poder da arte e da vida de se representarem mutuamente e, para isso, citou a canção “El 19”, interpretada pelo cantor dominicano Alberto Beltrán. “Olhe o que eu quero te dizer. Há datas na vida que nunca poderemos jamais esquecer. Esta, bem sabes alma minha, a levarei guardada em meu ser como ontem. Este dezenove será uma lembrança que viverá em mim. Este dia feliz tão feliz”.

O magistrado ressaltou ainda a relevância histórica da data 2 de julho de 1823, tanto para a Bahia quanto para o Brasil. “Essa comenda é muito importante, é a mais alta honraria desta Casa do povo da Bahia e tem o nome de maior peso na vida baiana, que é o 2 de julho. Esta data, como todos sabemos, mas que infelizmente nem todos os brasileiros sabem, é vital para a Bahia e para o Brasil. A Bahia se doou ao Brasil”, afirmou.

Ao fim de seu discurso, emocionado, o desembargador Wilson lembrou a importância da vida e agradeceu a Deus, seus pais, família, professores e professoras, alunos e alunas, colegas de profissão e ao povo baiano por todo aprendizado. “A vida humana só é vida humana porque na verdade é convivência humana. Não existe vida humana isoladamente. Ninguém vive só. O homem que vive só, se é que isso pode acontecer, não tem a verdadeira condição humana, que só existe pela convivência. E a minha caminhada até aqui sempre dependeu de uma força superior, a que denominamos Deus”.

Compuseram a mesa diretora da Sessão Especial o desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva, segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA); a desembargadora Pilar Célia, corregedora das Comarcas do Interior do TJBA; o desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, do TJBA; o desembargador José Soares Ferreira Aras Neto, representando a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado da Bahia; desembargador Júlio Cézar Lemos Travessa, do TJBA, e presidente da Associação de Magistrado da Bahia (Amab); desembargadora eleitoral Manuela Dourado, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ); o procurador-geral da Justiça do Estado da Bahia, Pedro Maia Souza Marques; o procurador da República, representando o Ministério Público Federal, André Luiz Batista Neves; a juíza federal Sandra Lopes de Carvalho, diretora do Foro da Seção Judiciária da Bahia; o juiz federal Carlos D’Ávila Teixeira, titular da 13ª Vara Cível da SJBA; o professor João Glicério, coordenador do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


229 visualizações

Veja também