Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

24/03/2025 09:41 - INSTITUCIONAL

Juízas e juízes federais da 1ª Região assistem à sessão da Corte Especial do TRF1 como parte do curso de formação

Sala de conferências ou plenário com um design semicircular. Há várias mesas de madeira dispostas em forma de U, cada uma equipada com computadores e microfones. Pessoas estão sentadas nas cadeiras, algumas trabalhando nos computadores. No fundo, há um púlpito de madeira e várias fileiras de assentos ocupados por mais pessoas. O teto é repleto de luzes embutidas, criando um ambiente bem iluminado. As paredes são revestidas com painéis de madeira e há um grande monitor ou projetor no canto superior direito. A atmosfera sugere uma reunião formal ou sessão legislativa.

Créditos: Jadson Castro/Ascom

As juízas e os juízes federais substitutos aprovados no XVII concurso do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) estiveram presentes à sessão da Corte Especial Judicial do Tribunal na última quinta-feira, dia 20 de março. A ação fez parte da etapa prática do curso de formação inicial das novas magistradas e magistrados. A sessão ocorreu no plenário do TRF1, em Brasília/DF.

Durante a abertura da sessão da Corte Especial Judicial, o presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira, ressaltou a presença das juízas e juízes, desejando boas-vindas e sucesso na trajetória profissional.

Na ocasião, o desembargador federal Jamil Rosa de Jesus, diretor da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) e integrante do Colegiado, agradeceu ao presidente do TRF1 pela oportunidade de trazer à sessão da Corte Especial do Tribunal as alunas e alunos do curso de formação e falou sobre a honra de ser um juiz federal aos 48 alunos. “É muito honroso ser juiz federal, é muito dignificante. Do ponto de vista pessoal é uma vitória muito grande”, observou o magistrado.

Segundo o diretor da Esmaf, essa etapa prática do curso é o primeiro contato que se tem efetivamente com o Tribunal em funcionamento, por meio da Corte Especial. “Então, é uma oportunidade para que eles vejam como funciona uma sessão de julgamento, o Tribunal conheça os novos juízes, e haja essa interação inicial com os desembargadores”, destacou. Ele explicou, ainda, que a turma de juízas e juízes em formação está conhecendo todas as unidades da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).

Ainda sobre a turma em formação, o diretor da Esmaf afirmou que são profissionais envolvidos e dedicados. “Desde o primeiro dia, estão muito atentos às várias palestras, aulas, fóruns e discussões. Já participaram de várias atividades, como o PopRuaJud, e começam, no dia 31 de março, a última etapa dessa formação”, disse o desembargador.

Para o recém-empossado juiz federal substituto Filipe de Oliveira Lins, participar da sessão da Corte Especial do TRF1 foi uma experiência enriquecedora e fundamental. “Como juízes de primeiro grau, esse contato com a segunda instância nos permite ampliar o aprendizado, compreender melhor o funcionamento do Tribunal e nos preparar para futuras convocações para atuar em substituição aos desembargadores. Além disso, essa vivência fortalece nosso sentimento de pertencimento ao Tribunal, reafirmando a importância do nosso papel dentro da Justiça Federal”, declarou o magistrado.

Também em formação, a juíza federal substituta Hanna Fernandes Porto contou que foi uma experiência proveitosa. “Pude acompanhar as discussões dos julgamentos e os votos dos desembargadores. Foi muito relevante nessa etapa do curso de formação ver como o Tribunal analisa os processos”, afirmou a juíza.

AN

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


247 visualizações

Veja também