Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

11/12/2024 09:50 - INSTITUCIONAL

Desembargadora federal Rosimayre Gonçalves recebe o Colar Ministro Nelson Hungria na próxima terça-feira (17)

A imagem é um convite para uma Sessão Solene de Outorga do Colar do Mérito Judiciário

A outorga do Colar do Mérito Judiciário “Ministro Nelson Hungria” para a desembargadora federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho ocorre na próxima terça-feira, dia 17 de dezembro, às 17h (horário de Brasília), no Plenário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília/DF. A sessão solene será transmitida pelo canal do Tribunal no YouTube.

A magistrada tomou posse administrativamente perante o presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira, no último dia 14 de novembro, em ato realizado na Seção Judiciária do Piauí (SJPI).

Filha de trabalhadores rurais, Rosimayre Gonçalves de Carvalho é natural de Paracatu, Minas Gerais, e tem formação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia/MG (UFU) e em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) com mestrado em Ciências Jurídicas – foco em Direito Digital – pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Antes de ser desembargadora federal, ela foi promotora de Justiça no Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) de 1993 a 1998. Ingressou na Justiça Federal no cargo de juíza em agosto de 1998, onde já atuou como diretora do foro da Seção Judiciária do Maranhão (2001-2002) e coordenadora do Centro Judiciário de Conciliação (2018), do Centro Local de Inteligência (2021) e do Núcleo de Práticas Restaurativas (2022), todos da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).

Na SJDF, a então juíza federal também atuou como instrutora no Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores e no Curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa.

Além disso, ao longo da carreira, Rosimayre foi nomeada juíza eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (2001-2003); foi convocada para auxílio à Presidência do Supremo Tribunal Federal (2013-2014) e diversas vezes para o TRF1.

Mãe solo de dois filhos, a magistrada agora ocupa a cadeira na Corte Regional deixada pela desembargadora federal Nilza Reis, que se aposentou no dia 1º de agosto, e julga processos que tramitam na 9ª Turma e na 1ª Seção.

Sobre o Colar Ministro Nelson Hungria

O Colar do Mérito Judiciário “Ministro Nelson Hungria” tem por objetivo agraciar personalidades, autoridades, pessoas jurídicas e instituições nacionais ou estrangeiras que se destacaram por seus méritos ou pelos relevantes serviços prestados à cultura jurídica.

A honraria também é concedida a magistradas e magistrados no momento da posse no cargo de desembargadora/desembargador federal do TRF 1ª Região. A primeira outorga de colares aconteceu em março de 1991.

RF/LS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


161 visualizações

Veja também