Por meio da Escola dos Juízes Federais da Bahia (EJUFBA) e que contou com o apoio da direção do foro da Seção Judiciária da Bahia (SJBA). Houve expressiva participação de autoridades, servidores e estudantes.
O evento aconteceu em duas partes: a primeira foi dedicada ao seminário de Direito Processual Civil; já a segunda foi voltada para a cerimônia de homenagem ao professor e juiz federal da SJBA, Luiz Salomão do Amaral Viana, em razão de sua aposentadoria.A conferência de abertura foi ministrada pelo advogado e professor da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade Baiana de Direito, Fredie Souza Didier Júnior, membro da Academia de Letras da Bahia, que abordou tema "Do que se ocupa um Processualista". A segunda palestra foi apresentada por Eduardo Sodré, também professor de Direito Processual Civil e Prática Jurídica Cível da Universidade Federal da Bahia, que discorreu sobre "O Dever de Cooperação: o que devemos esperar de juízes e advogados?".
Na sequência, foi reservado um momento para homenagear o juiz Salomão Viana, que dedicou quase 30 anos à magistratura federal. A cerimônia contou com a presença do coral da Justiça Federal da Bahia, sob a regência do maestro Davi Tourinho, e foi marcada de emoção.
O desembargador Ney Bello enumerou algumas das características mais marcantes de Salomão Viana, ressaltando o que o torna um profissional diferenciado. Sensível, humano, leal e que honra a magistratura foram alguns dos adjetivos que o desembargador proferiu para descrever o homenageado.
Contando a trajetória profissional do magistrado, a desembargadora Nilza Reis desejou os melhores votos de felicidade em sua nova fase e enfatizou a gratidão, admiração e afeto que as pessoas nutrem por ele.
Após demonstrações de carinho, Salomão Viana agradeceu e foi aplaudido pelo público.
TS, com informações da SJBA
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região