O Juizado Especial Federal Itinerante (JEF) realizado pela Seção Judiciária do Amazonas (SJAM) conseguiu alcançar, no fim de 2023, mais de R$ 1,6 milhões em Requisições de Pequeno Valor (RPVs) a serem pagos à população da região do município de Lábrea/AM. Esse total se deu a partir da mudança de procedimentos e do esforço empenhado durante o itinerante terrestre, que possibilitou o julgamento de mais 400 processos envolvendo pedidos de aposentadoria, pensões, benefícios e salário-maternidade feitos à Justiça Federal.
A ação contou com o apoio da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef/TRF1), sob a direção do desembargador federal Carlos Pires Brandão. O valor total de RPVs (R$ 1.608.382,13) foi divulgado por meio de relatório apresentado pela coordenação dos Juizados Especiais Federais da Região, que tem à frente o juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro.
O magistrado da SJAM explicou os novos procedimentos adotados para aprimorar a realização do itinerante, que envolveram, entre outras medidas, redução significativa do número de audiências e análise documental concentrada. “O julgamento das ações ajuizadas priorizou a análise dos documentos apresentados pelas partes autoras bem como as consultas realizadas pelo INSS em suas bases de dados. A apreciação da prova documental observou a experiência adquirida pelas Varas de Juizado Especial Federal no processamento de demandas propostas pelos cidadãos residentes no interior do Estado do Amazonas, quanto às peculiaridades locais relativas à natureza dos documentos normalmente apresentados. Tal análise foi efetuada pelas equipes das 6ª e 8ª Varas Federais, especializadas na matéria, razão pela qual também registramos nossos agradecimentos às equipes respectivas e à Juíza Federal Rossana dos Santos Tavares”, explicou o juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro.
Com a significativa redução do número de audiências realizadas, possibilitada pelas análises das equipes especializadas, as audiências foram realizadas apenas nos casos em que a análise documental revelou necessidade de esclarecimento de algum fato, com oitiva da parte e suas testemunhas. “Em vista do reduzido número de audiências, foi possível realizá-las por videoconferência, com colaboração do CEJUSC de Lábrea, com grande economia de recursos para a Justiça Federal da 1ª Região", acrescentou ainda o magistrado.
Leia mais sobre a ação no portal da Seção Judiciária do Amazonas.
Dados Gerais do Itinerante
410 atermações, sendo:
- 45 aposentadorias por Idade Rural
- 1 aposentadoria por Idade Urbano
- 53 benefícios por incapacidade permanente/temporária
- 96 benefícios de prestação continuada (deficiência)
- 2 benefícios de prestação continuada (idoso)
- 16 pensões por morte
- 197 salários-maternidade
410 sentenças proferidas, sendo:
- 198 homologatórias de acordo
- 80 procedentes
- 56 improcedentes
- 71 extintivas
- 3 prescrições
- 1 parcialmente procedente
- 1 distribuição cancelada
Sobre o município de Lábrea – Distante mais de 800 km de Manaus, o município de Lábrea, no estado do Amazonas, tem uma população estimada de cerca de 45 mil habitantes, conforme dados disponíveis na plataforma do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados em 2022.
Fonte: SJAM.
Adaptações e informações adicionais: AL/AscomTRF1.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região