Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

11/11/2024 13:30 - INSTITUCIONAL

Escola de Magistratura Federal da 1ª Região é finalista do Prêmio Nacional de Inovação no Judiciário

A imagem mostra vários troféus alinhados em uma mesa. Os troféus têm uma base retangular branca com um design geométrico em laranja no topo, que parece ser uma forma triangular aberta. Na base de cada troféu, está escrito

Crédito da imagem: Reprodução/JEx.

A Escola de Magistratura Federal da Primeira Região (Esmaf) está entre os finalistas do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial – (J.Ex) 2024 – na categoria Escolas de Magistratura e Judiciais, em reconhecimento pelo papel de vanguarda na modernização do Judiciário brasileiro. 

O projeto que levou a Esmaf a essa posição foi a iniciativa “Implementação de Inteligência Artificial e Criação de Unidade de Conciliação Antecipada nos Juizados Especiais Federais”, concebida pelos juízes federais Rafael Lima da Costa, Rodrigo Gonçalves de Souza e Hugo Abas Frazão. A ideia por trás do projeto é transformar a prática judicial ao unir tecnologia e conciliação antecipada, reduzindo, drasticamenteo tempo de tramitação dos processos, promovendo eficiência inédita.

Sobre a iniciativa finalista
Atualmente, o projeto está sendo executado em caráter piloto no Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária do Maranhão, sob a coordenação dos juízes federais Hugo Abas Frazão (coordenador) e Rafael Lima da Costa (vice-coordenador). Em São Luís/LA, a inteligência artificial está sendo usada para otimizar os processos conciliatórios desde a transcrição automática de depoimentos até a análise de dados, permitindo acordos mais rápidos e seguros. Os resultados iniciais indicam um impacto profundo na celeridade processual e na capacidade de resposta do Judiciário.

Para o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Jamil Rosa de Jesus Oliveira, atual diretor da Escola, o reconhecimento da Esmaf como finalista desse prêmio nacional para celebrar inovações no Judiciário é um marco importante para a instituição e para todos que integram a Justiça Federal da 1ª Região (JF1). “Essa indicação é uma conquista coletiva e reflete o compromisso dos nossos magistrados e servidores com uma justiça mais ágil, acessível e eficiente”, afirmou Jamil.

Para escolher os vencedores
O Prêmio de Inovação J.Ex, em sua 5ª edição, recebeu um número recorde de 550 inscrições, reunindo iniciativas de tribunais e escolas de magistratura de todo o país. A premiação reconhece práticas de impacto significativo e busca destacar os avanços que promovem a eficiência e transparência no sistema judiciário.

A votação pública para eleger os vencedores do prêmio ocorrerá entre os dias 19 e 21 de novembro de 2024, e os interessados devem se cadastrar até o dia 14 de novembro no site https://expojud2024.elejaonline.com para votar. A cerimônia de premiação será realizada no dia 21 de novembro, no Dunia City Hall, em Brasília/DF, reunindo finalistas em categorias como Inovação Tecnológica, Inovação na Gestão, Laboratórios de Inovação e Inovação Social.

Outros projetos finalistas na categoria Escolas de Magistratura e Judiciais incluem o “Projeto FORMAR” da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e a “Oficina de Comunicação e Escrita Judicial Simplificada” da Escola Superior da Magistratura da Paraíba. No entanto, o projeto da ESMAF destaca-se pelo uso pioneiro da inteligência artificial, que já demonstra uma redução de até 50% no tempo de tramitação dos processos.



Captura de tela do conteúdo principal da página de votação do Prêmio de Inovação J.Ex 2024.
O link de acesso é o https://expojud2024.elejaonline.com. Para votar, é necessário se cadastrar. 


Em mensagem à equipe, o desembargador Jamil incentivou a participação na votação. “Convido cada um de vocês a apoiar essa vitória para a ESMAF. Contamos com o seu voto para demonstrar que a inovação é uma prioridade para a Justiça Federal”, manifestou o diretor da Escola. 

Essa indicação representa a primeira vez que a Esmaf alcança a final do Prêmio J.Ex, sinalizando um momento decisivo para a escola e consolidando seu compromisso com a inovação e a excelência na formação de magistrados e servidores.

Clique aqui para acessar a lista com todos os finalistas do Prêmio

Sobre a Esmaf

A Escola de Magistratura Federal da 1ª Região ), finalista do Prêmio de Inovação J.Ex - Edição 2024, tem se destacado pela realização de cursos e treinamentos voltados à inovação e ao uso de tecnologias em processos judiciais. Esse esforço é fruto de uma parceria com a Rede de Inteligência e Inovação da Justiça Federal da 1ª Região (Reint1), coordenada pelo desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão. Em agosto de 2024, a Reint1 emitiu a Nota Técnica (0004608-71.2024.4.01.8007), que autoriza a utilização de Inteligência Artificial nos processos conciliatórios da 1ª Região, fortalecendo o compromisso com a modernização e a eficiência no atendimento jurisdicional.

Fonte: Esmaf, com adaptações AL/Ascom-TRF1. 

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região 



379 visualizações

Veja também