Com o objetivo de proporcionar um ambiente de aprendizado que contribua com a jornada profissional do estagiário, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) realizou na última quarta-feira, dia 13 de setembro, um bate-papo em comemoração do Dia do Estagiário, celebrado no último dia 18 de agosto. Na oportunidade, os estagiários do Tribunal receberam dicas de segurança institucional, ficaram sabendo mais sobre seus direitos e deveres junto ao TRF1 e ao Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), e participaram do sorteio de brindes.
O bate-papo foi promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP), por meio da Seção de Seleção e Acompanhamento de Estágio (Sesae), e aconteceu em dois turnos: para os estagiários da manhã, no Plenarinho do edifício Sede III; e para os estagiários da tarde, no Plenário do edifício Sede I.
A Supervisora da Sesae, Fernanda Buralli, abriu o encontro da tarde, saudando os estagiários do Tribunal e destacando a importância do estágio tanto para a área profissional quanto pessoal, por se tratar de um momento de aprendizagem e trocas de experiências. “Neste momento de comemoração, os estagiários do TRF 1ª Região vêm contribuindo com as atividades de fundamental importância desempenhadas no Tribunal junto ao corpo de trabalho de colaboradores, servidores e magistrados”.
Fernanda destacou, ainda, que o TRF1 muitas vezes abriu portas e ofereceu oportunidades de aprendizado para os jovens que já passaram pela Corte, “iniciando como estagiários de nível médio, superior e depois retornando como servidores. Esses jovens fazem parte da construção do TRF1”, lembrou.
Segurança Institucional – Em seguida, ela passou a palavra ao diretor do Núcleo de Apoio ao Sistema de Inteligência (Nuint), Agnaldo Dias de Souza, que conversou com os participantes sobre a segurança institucional.
Agnaldo abordou a regulamentação dos procedimentos de execução dos serviços de segurança e vigilância da 1ª Região (Instrução Normativa 14.10) e o comportamento adequado nos ambientes do Tribunal, o que inclui: o uso de vestimentas apropriadas e do crachá de identificação; a necessidade de sigilo das senhas de acesso ao e-mail institucional, rede ou intranet; os procedimentos de inspeção pessoal; o registro diário da entrada, movimentações ao longo do expediente e saída no sistema de controle de acesso; o repasse de informações sigilosas; a utilização dos sistemas eletrônicos do Tribunal; o acesso à internet; a divulgação de informações sobre o ambiente de trabalho e informações pessoais, entre outros.
O diretor do Nuint deu, ainda, dicas de serviços oferecidos pelo Tribunal, como o de escolta nos arredores da Corte (em casos de insegurança e fatores de risco), o serviço de transporte até a Rodoviária do Plano Piloto e a Brigada de Voluntários do Tribunal; além de dicas de conduta ética e segurança à integridade pessoal, em que explicou a atuação da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e da Discriminação (CPEAMAS/TRF1) e do Comitê Gestor do Código de Conduta da Justiça Federal (Cogecod/TRF1).
“Ofereça o melhor serviço possível a quem você vier a atender; zele pela boa imagem institucional; e caso você esteja passando por um problema pessoal grave comunique imediatamente ao seu superior”, orientou Agnaldo.
O representante dos estagiários no CPEAMAS, Osmane Honório de Medeiros Júnior, também participou do evento. Ele se apresentou aos estagiários e se colocou à disposição para eventuais esclarecimentos.
Saúde e bem-estar – Da Secretaria de Bem- Estar social e Saúde (Secbe), a colaboradora Maria Ângela Rocha Paes e a servidora do Setor de Serviço Social (Setsoc), Beatriz Rodovalho Amaral, apresentaram o Setor de Saúde do TRF1 e quais serviços os estagiários têm direito, tais como Psicologia, Odontologia, Enfermagem e atendimento médico, Nutrição e Espaço Bem-Estar. A mesma apresentação foi feita no turno da manhã pela encarredada do Setor de Enfermagem (Setenf), Cristiane Neris.
Também participou do bate-papo a consultora do CIEE no TRF1, Joycelene Rayner de Souza. Ela apresentou a entidade sem fins lucrativos, falou sobre a sua importância na colocação de estudantes em contato com o mercado de trabalho, os programas de estágio e aprendizagem, os direitos, deveres e os benefícios dos estagiários junto à organização.
Para o estagiário da Seção de Convênios, Contratos e Credenciamento (Secoc), Edvan Ferreira, o evento foi muito informativo, esclareceu dúvidas e apresentou pontos que eram até mesmo desconhecidos para os estagiários, “Eu não fazia ideia dos benefícios que eu tinha direito”.
A estagiária da Seção de Cadastro de Beneficiário (Secab), Maria Teresa, também gostou bastante do evento e acha “que ele poderia acontecer mais de uma vez ao ano”, para que todos os colegas tenham acesso às informações.
Ao fim do encontro, os estagiários participaram do sorteio de brindes e um lanche no Espaço Pontes de Miranda.
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região