Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

22/10/2024 09:54 - INSTITUCIONAL

Iniciada etapa de prova oral do 17º concurso para o cargo de juiz federal na 1ª Região

Em uma sala do Centro de Treinamento da Justiça Federal da 1ª Região em Brasília/DF, uma candidata do 17º Concurso para juízes da Primeira Região está sentada de costas para a câmera, olhando para a comissão examinadora que está de frente para ela, alinhada em uma mesa de madeira e sob um palanque elevado. No centro da mesa examinadora está o presidente da comissão, desembargador federal Marcos Augusto de Sousa

Crédito: Carlos Siqueira/Ascom-TRF1

Começou na segunda-feira, 21 de outubro, a aplicação das provas orais do 17º Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz Federal da 1ª Região. Esta, que é a penúltima etapa da avaliação, acontece no Centro de Treinamento da Justiça Federal da 1ª Região, em Brasília/DF, e segue até o dia 30 de outubro.

Realizada em sessão pública, na presença de todos os membros da Comissão Examinadora, a prova oral traz temas e disciplinas referentes à segunda etapa do Concurso, agrupadas a critério da Comissão Examinadora.

Cada examinador dispõe de até quinze minutos para inquirir as candidatas e os candidatos. A comissão, então, avalia o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação, entre outros.

Presidente da Comissão Examinadora, o desembargador federal Marcos Augusto de Sousa lembra que todas as etapas anteriores são feitas sem que a banca tenha a identificação do candidato, e que esta é a única prova em que se está diante do aspirante a juíza ou juiz. “Além de ser uma avaliação de conhecimento, é uma oportunidade que a banca tem para confirmar o conhecimento que foi demonstrado nas etapas anteriores, exatamente porque está ali diante do candidato”, afirmou o magistrado.

Suzana Viegas, professora representante da Universidade de Brasília (UnB) no Concurso, destacou que as candidatas e os candidatos que chegaram a esta etapa já demonstraram conhecimento jurídico acima daquilo que se exige como nota de corte, e que o papel da prova oral é aferir o conhecimento mesclando a teoria e a prática. Ela salienta que “é muito importante falar de casos práticos e não apenas de conceitos abstratos”, visto que são pessoas que, aprovadas, irão atuar com problemas concretos pertinentes à magistratura.

A vice-presidente do TRF1, desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, integrou a comissão examinadora da prova oral e ressaltou que é uma etapa muito importante porque se avalia outros aspectos além do conhecimento jurídico do candidato e que se relacionam também com a inteligência emocional.

Por fim, também acompanhou a aplicação das provas o diretor da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), desembargador federal Jamil de Jesus Oliveira. O magistrado tem, entre as suas responsabilidades, a tarefa de realizar o curso de formação de todos esses juízes que poderão integrar a jurisdição da 1ª Região.

“A Escola, nessa expectativa de conclusão do concurso e de nomeação ainda neste ano por questões orçamentárias, já preparou o curso de formação que, a depender da nomeação desses candidatos, se iniciará em janeiro”, contou, ao explicar ainda que a formação provavelmente terá cerca de quatro meses de duração, divididas em diversos módulos teóricos e práticos envolvendo a abordagem de temas previstos em resolução da Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam).

“Para esse curso, nós vamos nos valer da expertise de desembargadores e de juízes federais já com bastante experiência não só na formação, mas também na própria atividade judicante. Portanto, terão muito a contribuir para a formação desses novos juízes que vão conhecer um pouco do que se faz no dia a dia da justiça federal. A escola está com muita expectativa –temos aí um número de talvez 60 aprovados que serão nomeados, e vamos deixá-los prontos para o exercício da jurisdição tão logo terminado o curso”, enfatizou o desembargador Jamil.

Continue acompanhando o portal e as redes sociais do Tribunal para outras notícias sobre o 17º Concurso de Provimento de Cargos de Juízes Federais na 1ª Região.


AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


1511 visualizações

Veja também