Por fim, também acompanhou a aplicação das provas o diretor da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), desembargador federal Jamil de Jesus Oliveira. O magistrado tem, entre as suas responsabilidades, a tarefa de realizar o curso de formação de todos esses juízes que poderão integrar a jurisdição da 1ª Região.
“A Escola, nessa expectativa de conclusão do concurso e de nomeação ainda neste ano por questões orçamentárias, já preparou o curso de formação que, a depender da nomeação desses candidatos, se iniciará em janeiro”, contou, ao explicar ainda que a formação provavelmente terá cerca de quatro meses de duração, divididas em diversos módulos teóricos e práticos envolvendo a abordagem de temas previstos em resolução da Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam).
“Para esse curso, nós vamos nos valer da expertise de desembargadores e de juízes federais já com bastante experiência não só na formação, mas também na própria atividade judicante. Portanto, terão muito a contribuir para a formação desses novos juízes que vão conhecer um pouco do que se faz no dia a dia da justiça federal. A escola está com muita expectativa –temos aí um número de talvez 60 aprovados que serão nomeados, e vamos deixá-los prontos para o exercício da jurisdição tão logo terminado o curso”, enfatizou o desembargador Jamil.