De modo a aperfeiçoar cada vez mais a atuação da Polícia Judicial na garantia da missão institucional da Justiça Federal 1ª Região, teve início nessa segunda-feira, 30 de setembro, o 1º Curso de Gestão Especializada, direcionado aos responsáveis pela segurança judicial. A ação, cuja abertura aconteceu no Plenário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília/DF, seguirá por duas semanas e capacitará quase cem policiais do tribunal e das 13 seccionais que o integram.
“É com muito entusiasmo que hoje damos um passo importante na efetivação do plano estratégico da Justiça Federal da 1ª Região no que diz respeito ao macrodesafio que é o fortalecimento da segurança e proteção institucional dos ativos do poder judiciário por meio desse curso. Trata-se de um marco para implantação de uma nova cultura e que tem como lema servir e proteger”, afirmou na abertura do evento a vice-presidente Gilda Sigmaringa Seixas, ao ressaltar a importância dos profissionais para a segurança dos magistrados.
O coordenador técnico do evento, Epifânio Passos de Albuquerque, também falou sobre o impacto da atuação policial na atividade fim da Justiça Federal. “Não há possibilidade de se ter uma Justiça independente autônoma sem a segurança”, afirmou.
Segundo Epifânio, “a segurança é uma condição primeira para que o poder judiciário possa exercer seu papel de promover a justiça, de garantir que as autoridades consigam efetivamente exercer o grande ofício que é a prestação jurisdicional”.
E finalizou dizendo que, ao final dessa capacitação, os agentes de polícia vão conseguir atuar para propiciar melhores condições de segurança, tranquilidade, plena autonomia e independência.
Policiais Judiciais no Plenário do TRF1 durante abertura do curso de gestão especializada.
O grupo vai desenvolver atividades práticas nas instalações do TRF1, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Polícia Federal e das Forças Armadas visando abordar temas como desconstrução de conflitos, segurança de autoridades, consciência situacional, primeiros socorros, planejamento de missões, atuação no combate à violência contra mulher, entre outros.
Valores como lealdade, proatividade, legalidade, resiliência, integração, eficiência, coragem e ética também serão trabalhadas durante a ação.
Para o policial Walker da Silva Matos, da Seção Judiciária da Bahia (SJBA), a capacitação é resultado de uma reivindicação conquistada para unificar procedimentos e ter o mesmo padrão de qualidade para o trabalho de segurança. “Há muito tempo a gente pedia um tipo de treinamento desse para conhecer a realidade de cada lugar. É uma iniciativa bastante aguardada por nós e que vai ser muito importante para todas as subseções”, acrescentou.
O encerramento do curso acontecerá no próximo dia 11 de outubro. Acompanhe o portal do TRF1 para outras notícias sobre a formação.
AL
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região