Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

30/01/2024 09:14 - INSTITUCIONAL

Iniciados trabalhos correicionais na Seção Judiciária do Acre

Thiago Lourenço Fernando da Silva/SEDAG

Para aprimorar a prestação dos serviços jurisdicionais, a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger) iniciou nessa segunda-feira, 29 de janeiro, a Correição Ordinária na Seção Judiciária Acre (SJAC).  A abertura dos trabalhos ocorreu na sede da seccional e foi transmitida via Teams. De acordo com o cronograma, nesta terça-feira, 30 de janeiro, haverá o Encontro de Ferramentas de Gestão. 

A cerimônia de abertura contou com a presença do corregedor regional da 1ª Região, desembargador federal Néviton Guedes; do diretor do foro da SJAC, juiz federal Jair Araújo Facundes; do secretário-geral do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), juiz federal Rodrigo de Godoy Mendes; dos juízes federais em auxílio à Coger Roberto Carlos de Oliveira e Náiber Pontes de Almeida.   

O diretor do foro agradeceu a presença da equipe. “A corregedoria irá conhecer nosso trabalho – o que construímos, o que temos a apresentar e tudo aquilo que podemos melhorar.  Temos muito orgulho do trabalho que desempenhamos aqui, mas, no dia a dia, acabamos nos envolvendo com nossas atividades e perdendo um pouco a perspectiva panorâmica”, destacou o magistrado. Jair Araújo Facundes ressaltou, ainda, que a presença da equipe do TRF1 é uma oportunidade de aproximação, que pode trazer bons resultados.   

Representando o presidente do TRF1, desembargador federal José Amilcar Machado, o secretário-geral Rodrigo de Godoy reforçou que sua presença visa entender o que é inerente à SJAC. “Estou aqui para conversar e quero ouvi-los. Há muitas questões que não ficamos sabendo e que são importantes para tomadas de decisões da Presidência”, afirmou.  

Encerrando a cerimônia, o corregedor regional, desembargador federal Néviton Guedes, ressaltou o papel da corregedoria e destacou três funções que movem a correição: “fiscalizar, orientar e disciplinar pela nossa experiência”, e acrescentou: “Certamente implica em uma mudança de rumo do cotidiano, mas agradeço a disposição de todos. Este trabalho será convertido em benefício – para nós, que passamos a conhecer a realidade da seção e para vocês, que contarão com nossa ajuda e orientação, além de um diálogo mais abrangente com o secretário-geral do TRF1”. 

No decorrer da correição serão consideradas a produtividade de magistrados e de oficiais de justiça; a quantidade de processos à espera de decisões, despachos e sentenças por tempo acima do previsto em lei e a regularidade dos serviços das secretarias, no sentido de contribuir para o aprimoramento da prestação de serviços jurisdicionais da Seccional. 

Equipe – Os trabalhos correicionais presencias na SJAC irão até o 2 de fevereiro e contam com a equipe designada pelo corregedor regional, composta pelos juízes federais Roberto Carlos de Oliveira; Cleberson José Rocha; Náiber Pontes de Almeida; e pelas servidoras do TRF1 Izabely Michelle Cavalcante Normando e Estrela Bohadana Rodrigues. Além dos servidores da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) Jane Campos da Silva Santos e Wellington José Barbosa Carlos. 

Correições 2023 – De acordo com o calendário divulgado pela Coger, as próximas unidades a receberem os trabalhos correicionais serão as Seções do Amapá (março); Rondônia (junho); Goiás (agosto); Distrito Federal (outubro) e Roraima (novembro).  

TS 
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


141 visualizações

Veja também