O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve o nível de maturidade “Aprimorado” no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) de 2024. O resultado, divulgado no dia 20 de setembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aponta que a Primeira Região alcançou a pontuação de 73,55.
A pontuação geral do iGovTIC-JUD em 2024 foi de 87,41 – a maior média observada para o indicador desde 2021, quando os órgãos avaliados obtiveram valor médio de 68,7 pontos.
A mensuração do Índice junto aos tribunais e conselhos ocorreu entre maio e setembro de 2024 e contabilizou a participação de 92 órgãos do Poder Judiciário. Do total, 58 órgãos alcançaram o nível Excelência, 28 órgãos pontuaram no nível Aprimorado e seis obtiveram o nível Satisfatório. Nenhum foi classificado no nível Baixo.
O cálculo do iGovTIC-JUD segue os parâmetros definidos na Resolução CNJ n. 370/2021 para o ciclo de 2021-2026 da Estratégia. A pontuação classifica os órgãos em quatro graus de maturidade: Baixo, Satisfatório, Aprimorado e Excelência.
A avaliação também aborda temas essenciais distribuídos em dois domínios: Governança e Gestão de TIC e Gerenciamento de Serviços de TIC. Esses temas incluem tópicos como atendimento e suporte ao usuário; infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem; transformação digital; e risco, segurança da informação e proteção de dados; entre outros.
A medição nos dois domínios também apresentou avanços. As médias gerais ficaram em 90,45 pontos para Gerenciamento de Serviços de TIC e 85,62 pontos para Governança e Gestão de TIC. Em 2023, esses valores foram de 81,76 e 81,52, respectivamente.
O índice é medido anualmente desde 2016, com o objetivo de acompanhar a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) e avaliar o nível de maturidade em governança, gestão e infraestrutura de TIC dos órgãos judiciais sob controle administrativo e financeiro do CNJ.
AN, com informações do CNJ
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região