Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

07/11/2024 09:33 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal inaugura Unidade Colaborativa Descentralizada no município de Óbidos/PA

A imagem mostra um evento ao ar livre, onde várias pessoas estão sentadas em cadeiras de plástico branco, voltadas para um grupo de pessoas em pé, que parecem estar fazendo um discurso ou apresentação. Há um homem em um púlpito com microfone e, ao lado dele, outras pessoas estão em pé, algumas vestindo terno e gravata. O público está atento e há uma câmera montada em um tripé, sugerindo que o evento está sendo gravado ou transmitido. Ao fundo, há uma parede com um letreiro que parece ser de um estabelecimento comercial. A rua ao lado está parcialmente visível, com alguns carros estacionados. Esta cena foi registrada durante a cerimônia de inauguração da Unidade Colaborativa Descentralizada (UCD) em Óbidos/PA

Crédito: Ascom PMO/Divulgação

O município de Óbidos, no Oeste do Pará, agora conta com a primeira Unidade Colaborativa Descentralizada (UCD) da Justiça Federal. Resultado de acordo técnico entre a Subseção Judiciária em Santarém e a Prefeitura Municipal de Óbitos, a UCD está apta a realizar diversos atos processuais, como audiências por videoconferência, perícias médicas, balcão virtual e apoio aos usuários que desejam ingressar com processo no Juizado Especial Federal local.

Garantir acesso mais rápido e eficaz aos serviços e atendimento da Justiça Federal é o objetivo da entrega das novas instalações da UCD de Óbidos. O juiz diretor da subseção judiciária de Santarém e titular da 1ª Vara da Justiça Federal, Clécio Alves de Araújo, ressaltou, na ocasião, que a instalação da UCD em Óbidos é muito significativa e impactante para a população que precisa ter acesso aos serviços e atendimentos da Justiça Federal.

“Eu costumo dizer que a Justiça Federal é a justiça da cidadania, porque nós lidamos com os segurados especiais que dependem de um salário-mínimo para sobreviver, é o grosso do nosso trabalho. Esse não é o nosso papel fundamental, mas é uma consequência da atuação da Justiça Federal. E essa unidade está aqui para isso, para desde já realizar atendimentos médicos e perícias. Fizemos questão de já nesta ação termos um médico para fazermos perícia com os jurisdicionados", disse o diretor da subseção judiciária de Santarém em seu discurso.

Nesta primeira semana de funcionamento da Unidade Colaborativa de Óbidos acontece um mutirão de atendimentos com a presença de dois juízes federais e a realização de perícia médica, voltada aos jurisdicionados já agendados.

Estrutura

O prédio no qual foi inaugurada a UCF foi totalmente adaptado pela Prefeitura de Óbidos para assegurar atendimento aos jurisdicionados, com área para recepção, sala de audiências remota e perícia médica, além da instalação da mobília e de equipamentos de informática para os atendimentos presenciais, que serão realizados por uma servidora cedida.

Saiba mais sobre a inauguração da UCD em Óbidos na página da Seção Judiciária do Pará e também na notícia original do site G1/Pará.

AL/Ascom TRF1, com informações do G1/Pará.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


147 visualizações

Veja também