Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

21/11/2024 09:46 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal no Maranhão fecha R$ 26 milhões em acordos na Semana Nacional da Conciliação

Duas pessoas apertam as mãos sobre uma mesa branca. Ambas estão vestindo camisas sociais de manga comprida. Uma das pessoas está usando um relógio de pulso. Na mesa, há papéis com gráficos coloridos e uma prancheta com mais gráficos. Também há um laptop parcialmente visível no canto superior direito e um caderno espiral preto no canto superior esquerdo. A cena sugere um ambiente de negócios ou uma reunião de trabalho.

Crédito da imagem: Reprodução/Pixabay

A Semana Nacional da Conciliação, realizada de 4 a 8 de novembro de 2024, registrou resultados significativos para a Justiça Federal no Maranhão. O Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc-MA) conduziu 84 audiências, das quais 39 resultaram em acordos, totalizando R$ 26.079.976,03 em valores homologados.
Os processos envolveram, em sua maioria, a Caixa Econômica Federal no polo passivo (com casos oriundos da 6ª, 7ª, 9ª, 10ª e 12ª Varas Federais).

As demandas incluíram, além de Reclamações Pré-Processuais (RPPs), disputas contratuais e pedidos de indenização por danos materiais e morais, evidenciando a complexidade e diversidade das questões abordadas.

Esforço conjunto

O sucesso da iniciativa foi resultado da colaboração entre a Justiça Federal e a Caixa Econômica Federal, representada pela gerente jurídica para o Pará e Maranhão, Virgínia Neusa Lima Cardoso, e pelo coordenador jurídico da Caixa no Maranhão, Rogério Alves Dias.

O juiz federal Hugo Abas Frazão, coordenador do Cejuc-MA, enfatizou o impacto da ação e destacou o trabalho colaborativo com a Seção Judiciária do Maranhão. “A consensualidade oferece às partes a oportunidade de participar ativamente da resolução de seus conflitos, reduzindo o tempo de tramitação processual e promovendo uma justiça mais acessível e resolutiva”, afirmou.

Ainda segundo o magistrado, o trabalho de conscientização e aproximação do Cejuc com as Varas Federais vem recebendo o apoio indispensável da Seção Judiciária do Maranhão, atualmente sob a gestão do diretor do foro juiz federal George Ribeiro da Silva. “Esse suporte é essencial para que possamos expandir as soluções consensuais e alcançar mais processos em tramitação”, acrescentou.

Já a gerente jurídica da Caixa para o Pará e Maranhão, Virgínia Cardoso, ao destacar a importância da conciliação como instrumento para a resolução de conflitos, reafirmou o compromisso da Caixa em manter esse caminho. “A conciliação não é apenas um método para resolver conflitos, mas uma ferramenta para fortalecer o diálogo e construir soluções que beneficiam tanto as partes envolvidas quanto o sistema de justiça como um todo”, ressaltou.

A organização da Semana Nacional da Conciliação no Maranhão contou ainda com o trabalho do diretor do gabinete executivo do Cejuc-MA, César Cássio Rodrigues Oliveira Batista, que foi responsável pela elaboração das pautas de audiências e pela condução das mesas de negociação.

Fonte: CEJUC-MA, com adaptações AL/Ascom TRF1.

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


55 visualizações

Veja também