Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

15/10/2024 09:34 - INSTITUCIONAL

“Justiça Rosa”: conciliação de processos priorizando temas de interesse das mulheres continua na 1ª Região

Neste mês de outubro, o Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (SistCon/TRF1), coordenado pelo desembargador federal Carlos Pires Brandão, deu início à campanha “Justiça Rosa”, destinada a priorizar a resolução consensual de conflitos envolvendo temas de interesse das mulheres, conforme instituído pela Portaria SistCon 62/2024.

Realizada em referência ao “Outubro Rosa”, a campanha foca especialmente as áreas de saúde, de modo a reforçar o compromisso da Justiça Federal com a rapidez, a igualdade e a promoção dos direitos fundamentais.

A ação está sendo coordenada pela presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, desembargadora federal Ana Carolina Roman, com o apoio da Comissão de Estudos sobre a Participação Feminina na Justiça Federal da 1ª Região, presidida pela desembargadora federal Solange Salgado da Silva.

Seções Judiciárias

As Seções Judiciárias da 1ª Região já conseguiram se organizar este ano para a “Justiça Rosa”. No Centro Judiciário de Conciliação da Bahia (Cejuc/BA), a ação começou no dia 1º de outubro e termina nesta terça-feira, 15, com a apreciação de ações previdenciárias que envolvam salário-maternidade, aposentadoria por idade rural e pensão por morte.

Já o Centro Judiciário de Conciliação do Tocantins (Cejuc/TO) iniciou os atendimentos especiais relativos à campanha no dia 7 de outubro. Ao todo, está prevista a realização de 56 audiências de conciliação em Palmas, envolvendo processos das 1ª, 2ª e 3ª Varas. As audiências estão ocorrendo de forma virtual, por meio do Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc-TO), e conduzidas por conciliadores federais. (Leia a matéria aqui).

RF/CB, com informações das Seções Judiciárias da Bahia e do Tocantins

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


276 visualizações

Veja também