Membros do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), entre eles o presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira, foram homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí, em Teresina, na quinta-feira, 14 de novembro.
A homenagem do Poder Legislativo local, que incluiu a entrega dos títulos de “Cidadão Piauiense”, aconteceu durante ato comemorativo dos 35 anos de instalação do TRF1 e mais de 20 anos dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região.
Além do presidente do TRF1, os desembargadores federais César Jatahy (coordenador dos Juizados Especiais Federais na 1ª Região), Gustavo Amorim, Morais da Rocha e Newton Ramos também receberam o título de “Cidadão Piauiense”.
A sessão contou com discursos de todos os homenageados e exibição dos vídeos comemorativos do TRF1 e dos JEFs.
Confira a íntegra no canal da TV Assembleia do Poder Legislativo do Piauí no YouTube.
O Deputado Henrique Pires, autor do requerimento da sessão solene e das homenagens, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputado Franzé Silva, afirmou que o requerimento surgiu após terem participado da sessão de comemoração dos 35 anos no TRF1, celebrado no dia 16 de abril, na sede do órgão, em Brasília.
Na ocasião, o Tribunal divulgou uma produção audiovisual contemplando a atuação da Justiça Federal ao longo de todo esse tempo (confira o vídeo comemorativo no YouTube oficial do Tribunal). “No dia em que participei da sessão em comemoração dos 35 anos do Tribunal, eu assisti esse vídeo. E me emocionei lá como me emocionei neste momento aqui com o impacto na vida das pessoas e dos cidadãos em todo o Brasil”, afirmou o parlamentar durante a abertura da sessão.
Agradecimento
Eduardo Morais da Rocha, desembargador federal do TRF1, é natural de Brasília/DF e, em 2001, foi nomeado como o primeiro juiz federal da 4ª Vara de Execução Fiscal do Piauí. Ele comemorou receber o título de cidadania piauiense. “Hoje, aos 50 anos, eu nasço como cidadão piauiense, resgatando as minhas origens e firmando compromissos com essa terra que tanto amo de sempre levar o nome do Piauí por onde eu passar, divulgando nossas belezas naturais, nossas riquezas culturais, nossos grandes poetas, nossas comidas típicas e, principalmente, a alegria e a inteligência e o acolhimento do nosso povo”.
O desembargador federal Gustavo Amorim falou sobre o significado da homenagem. “Este gesto é um reconhecimento que preenche meu espírito de alegria e emoção. Estar aqui, nesta manhã calorosa de Teresina, é um presente que o destino me dá. Um povo que é tão vibrante e receptivo e que se reflete em cada palavra, em cada olhar que me rodeia. Sinto-me verdadeiramente em casa aqui no Piauí”, expressou o homenageado que tem ascendência familiar em Uruçuí e Piracuruca.
Já o desembargador federal César Jatahy relembrou momentos importantes da história piauiense, como a Batalha do Jenipapo, falou sobre o poeta Da Costa e Silva e destacou as construções históricas de Oeiras, cidade de sua esposa.
Por sua vez, o desembargador federal Newton Pereira Ramos Neto agradeceu a homenagem e destacou a resiliência dos piauienses. “Essa data é extremamente significativa para mim porque hoje eu passo a pertencer ao rol das pessoas que nasceram no estado do Piauí, que é um estado que vem se notabilizando, que vem mostrando exemplos para o Brasil de que o Nordeste pode vencer as suas dificuldades”, destacou.
O presidente João Batista Moreira, nascido em Patos de Minas (MG), também recebeu o título de cidadania. Destacou sua admiração pelo poeta piauiense Mário Faustino, sua ligação com Petrônio Portella, suas amizades com inúmeros piauienses, como Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e apreço pela natureza e pela cultura do estado. Ele afirmou que essa homenagem também é ao TRF1: “Devo merecê-lo como membro e, atualmente, presidente do Tribunal, que é homenageado nessa comunidade por seus 35 anos de criação”.
A mesa de honra contou com o ministro Nunes Marques, do STF; o ministro Reynaldo Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); a ministra Liana Chaib, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); o presidente do Tribunal de Contas (TCE/PI), Kennedy Barros; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, representando o presidente do Tribunal de Justiça (TJ/PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins; o procurador chefe do Ministério Público do Piauí, Marcos Aurélio Adão, o governador em exercício do Piauí, Themístocles Sampaio; o senador Marcelo Castro; os conselheiros federais da OAB Antonio Augusto Pires Brandão e Marcos Vinícius Furtado Coelho.
Fonte: Ascom/Alepi, com adaptações AL/Ascom TRF1.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região