Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

02/12/2024 09:55 - INSTITUCIONAL

Mutirão em Ilhéus/BA acelera conclusão de processos com a remessa de mais de 700 RPVs para o Tribunal

A imagem mostra um martelo de juiz de madeira escura sobre um bloco de madeira, também escuro, que está em cima de várias notas de euro. As notas visíveis são de 50 e 20 euros. O fundo é uma superfície de madeira rústica. A cena sugere uma relação entre dinheiro e justiça ou decisões legais.

Crédito: Reprodução/Freepik

Em fevereiro de 2024, a Subseção Judiciária de Ilhéus, na Bahia, – a mais antiga da Justiça Federal da 1ª Região – tinha um acervo de mais de 38,9 mil processos em tramitação. Para acelerar a conclusão de parte desses processos, a Subseção, com o apoio da Coordenação Regional dos Juizados Especiais Federais (Cojef) do TRF1, promoveu um mutirão nos meses de março, abril e maio.

O mutirão foi realizado por servidores da própria unidade e de outras unidades convocados para serviço extraordinário presencial, e as atividades desempenhadas envolveram expedição e conferência de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e análise de distribuição e autuação de processos do Juizado Especial Federal Adjunto de Ilhéus.

Durante os meses de trabalho, seis servidores – três de Ilhéus, uma da Subseção Judiciária de Itabuna/BA e dois da Seção Judiciária de Roraima (SJRR) – uniram esforços e remeteram 736 RPVs ao Tribunal, totalizando R$ 23.243.770,54 – além de realizarem conferência e inserção/migração de Requisições de Pequeno Valor que tramitam na unidade.

A iniciativa contribuiu para agilizar o pagamento de RPVs a cidadãos que anseiam pela garantia do direito, além de reduzir o acervo da Subseção, que contém complexos processos cíveis e criminais, com grande demanda de ações civis públicas, improbidade administrativa, desapropriações, causas indígenas e ações penais envolvendo crime de homicídio.

LS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


210 visualizações

Veja também