É nesta quinta-feira, 21 de novembro, às 15h, a palestra “Não faça parte das estatísticas: cuide da sua saúde!” com o médico urologista Glauco Guedes. A iniciativa, promovida pelo Setor de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Setvid/Nusao/Coasa/Secbe), tem como objetivo incentivar os cuidados com a saúde masculina neste Novembro Azul. O evento será pelo Teams e com transmissão, ao vivo, no canal do TRF1 no YouTube.
O urologista abordará os seguintes tópicos durante a palestra: câncer de próstata e no testículo; fatores de risco e prevenção; histórico familiar e rastreamento; reposição hormonal x câncer; ejaculação precoce e disfunção erétil; e o estilo de vida adequado para prevenir doenças.
Sobre o palestrante – Glauco Guedes é formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU); cirurgia geral pelo Hospital Regional da Asa Norte do DF (HRAN); urologia e andrologia pelo Hospital de Base do DF (HBDF); cirurgia de Cálculo Renal e Braquiterapia pelo Hospital Sírio Libanês; andrologia e Reprodução Humana pela Santa Casa de São Paulo; cirurgia de Próstata a Laser pela Universidade do Texas/EUA; e visiting fellow, companheiros visitantes, pelo Centro IVI de Reprodução Humana, em Barcelona.
Exames preventivos: a melhor escolha contra o câncer de próstata
Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens relutam em seguir as recomendações do rastreamento. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para descartar ou identificar a doença em estágio inicial.
Em geral, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente e ainda em estágio inicial. Por isso, a importância de realizar exames investigativos regularmente, caso seja indicado.
Se você̂ é homem e tem mais de 40 anos, fique atento para a realização de seus exames periódicos e reduza as chances de fazer parte dessa estatística.
FM
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região