O Conselho Nacional de Justiça promove audiência pública para definição dos rumos do uso da Inteligência Artificial no âmbito do Poder Judiciário. Os interessados em contribuir com as discussões devem se inscrever até esta segunda-feira, dia 23 de setembro, por meio de formulário on-line.
A audiência pública está marcada para ocorrer entre os dias 25 e 27 de setembro, na sede do CNJ, em Brasília/DF, e o requerimento de inscrição será apreciado com a observância de critérios de especialização técnica, pluralidade de opiniões e pontos de vista e, sempre que possível, de representatividade de raça, gênero, etnia e origem.
O debate tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a regulamentação do uso de sistemas de inteligência artificial generativa baseadas em grandes modelos de linguagem.
O evento também pretende trazer à tona debate para a construção de uma minuta de resolução que será desenvolvida e estabelecerá diretrizes sobre ética, transparência e governança na produção e no uso de IA no Judiciário brasileiro.
Fonte: CNJ, com adaptações AL/Ascom-TRF1.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região