Após a suspensão por conta da pandemia de Covid-19, o projeto “Cuidando do Cuidador” será relançado no dia 29 de setembro. O evento, que acontecerá das 15h às 17h, será na modalidade híbrida, ou seja, de forma presencial no Espaço Pontes de Miranda, ao lado do Plenário do Edifício-sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília; e on-line, por meio da plataforma Teams.
O tema de evento será “A importância da Nutrição na Saúde Mental e Emocional” e a apresentação de Mercia Cunha, nutricionista do TRF1. Mercia é formada em Nutrição pela Universidade de Brasília (UnB); pós-graduada em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva e Fitoterapia Funcional, especialização em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness e formação em Nutrição Comportamental.
Os tópicos que serão abordados na palestra são: papel do intestino na saúde mental e emocional; nutrientes e fitoterápicos adaptógenos na regulação do humor e redução do estresse; como usar o mindfulness e mindful eating na fome emocional e estratégias alimentares e comportamentais para uma vida mais feliz.
A roda de conversa será aberta a todo corpo funcional da Justiça Federal da Primeira Região, ainda que não sejam cuidadores.
Os interessados devem inscrever-se por meio deste formulário até o dia 28 de setembro.
Projeto Cuidando do Cuidador – Promovido pelo Setor de Serviço Social (Setsoc) com o apoio do Setor de Promoção da Qualidade de Vida (Setvid), da Coordenadoria de Saúde do Tribunal, o projeto visa apoiar os servidores e demais colaboradores que desempenham o papel de cuidadores de seus familiares, sejam eles idosos ou pessoas com deficiência.
São realizadas rodas de conversa com apresentação de temas do interesse dos cuidadores e espaço para o compartilhamento de experiências e vivências.
Em outubro, haverá uma nova edição do projeto com o tema “Neurociências do cotidiano: Como promover e manter a saúde do cérebro?", com a médica neurologista e neurofisiologista do Hospital Sírio-Libanês, Dra. Denise Ferreira França. As informações serão divulgadas oportunamente.
FM
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região