Com o objetivo de promover reflexão sobre a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência, incentivando a adoção de práticas, comportamentos e atitudes inclusivas no ambiente de trabalho da Justiça Federal da 1ª Região, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) promove nesta segunda-feira, dia 16 de setembro, às 15h (horário de Brasília), a Roda de Conversa “Pessoa com Deficiência: Incluir é Valorizar”.
O evento, que será transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube, ocorre em razão do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – celebrado em 21 de setembro – e tem como base a Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário.
A percepção social da deficiência e a acessibilidade atitudinal e o uso de tecnologia assistiva como estratégia para a inclusão e a acessibilidade da pessoa com deficiência serão os temas abordados pela servidora Valéria Cristina Gomes Ribeiro, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT); e pelo juiz federal Ed Lyra, da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), respectivamente. Colaboradores com deficiência que atuam na Justiça Federal da 1ª Região também falarão sobre as experiências de vida.
A abertura do encontro e a mediação das palestras serão realizadas pela presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRF1 (Copaci), desembargadora federal Kátia Balbino, que também é especialista em Saúde Pública e mestre em Direito com especialização em Acesso à Justiça pela Universidade de Montreal.
O evento é destinado a magistradas, magistrados, servidoras, servidores, prestadoras, prestadores de serviço, estagiárias e estagiários da 1ª Região, bem como para entidades, associações representativas e comunidade em geral. A participação de servidores do TRF1 contará para Adicional de Qualificação (AQ).
AN
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região