Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

08/02/2024 09:05 - INSTITUCIONAL

Roraima projeta Juizado Especial Federal Itinerante para os próximos meses

Reprodução/Pixabay

A Coordenadoria Regional dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef/TRF1), tendo à frente o desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, autorizou na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a realização do Juizado Especial Federal Itinerante em municípios do estado de Roraima neste ano de 2024. A itinerância será nos municípios de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Rorainópolis, Caracaraí, Amajari e Normandia. A estimativa é que mais de 100 mil pessoas sejam atendidas em todas as cidades.  

A previsão é que a ação seja dividida ao longo de quatro meses do ano: em março nas cidades de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá; em maio será a vez de Rorainópolis e Caracaraí; em julho a itinerância será em Amajari. Por fim, em setembro, no município de Normandia.  

Serão ao todo três fases:  

  • Divulgação, que envolve informar órgãos e população local sobre os serviços ofertados;  
  • atermação e perícias, que serão de forma presencial, embora também esteja previsto o serviço de atermação on-line;   
  • instrução e julgamento, fase que será realizada de forma virtual.  

Por que e para quem é o itinerante?  

Os itinerantes apoiados pela Cojef/TRF1 em toda 1ª Região têm como objetivo garantir acesso ao Juizado Especial Federal principalmente àquela população que, por precariedade, barreiras econômicas, sociais e geográficas não tem acesso à Justiça.  

No Itinerante em Roraima, os atendimentos dos municípios serão realizados também em comunidades indígenas, em especial naquelas mais vulneráveis.  

AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


225 visualizações

Veja também