Durante o I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial no Judiciário, realizado entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2025, em Foz do Iguaçu/PR, a Seção Judiciária da Bahia (SJBA) apresentou o projeto "Atendimento ao Público via Chatbot com Inteligência Artificial".
A iniciativa visa aprimorar o atendimento ao público por meio do software de conversa que recebeu o nome de "Juju e Jefinho". A ferramenta utiliza inteligência artificial para fornecer informações detalhadas de processos por texto e áudio aos usuários via aplicativo de mensagens WhatsApp.
A novidade pode ser acessada pelo número (71) 3616-4656 ou diretamente no portal da SJBA.
Como funciona - A SJBA esclarece que o chatbot "Juju e Jefinho", projeto da 2ª Vara da Subseção de Vitória da Conquista, permite consultas detalhadas sobre processos dos Juizados Especiais Federais (JEFs) oferecendo atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. A iniciativa busca reduzir a demanda por atendimentos presenciais e telefônicos, permitindo que os servidores se concentrem em outras tarefas relacionadas ao fluxo dos processos.
Segundo informações da Seccional, a delegação baiana, presente no congresso, foi composta pelos juízes federais Rafael Ianner (2ª Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista) e Marcel Peres (vice-coordenador do LABahia); pela diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE), Liliana Kelsch Sarmento e por Roberto Malheiros, servidor da 2ª Vara da Subseção de Vitória da Conquista e desenvolvedor do Chatbot com IA.
O evento reuniu magistrados, pesquisadores, desenvolvedores de tecnologia, advogados e acadêmicos para debaterem sobre melhores práticas e desafios éticos e técnicos da implementação da inteligência artificial no sistema de justiça brasileiro.
AN, com informações da SJBA
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região