O diretor do Foro da Seção Judiciária do Pará, juiz federal Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho, recebeu na última segunda-feira, 7 de outubro, duas professoras do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA): Valena Jacob Chaves (diretora-geral) e Luly Rodrigues da Cunha Fischer.
O objetivo foi discutir a organização do evento que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) realizará em dezembro em Belém, juntamente com a Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), e antecederá a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025 na capital paraense.
Virtualmente, ainda participou da reunião o juiz federal Hugo Abas Frazão, coordenador de Gestão e Relacionamento Institucional da Esmaf.
COP 30 – Em dezembro passado, O Brasil foi formalmente confirmado como sede da COP 30, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025. O anúncio foi oficializado durante sessão plenária da COP 28, em Dubai. Será a primeira vez que a Amazônia sediará uma COP.
Conforme estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada "família COP", formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.
ME/CB - com informações da SJPA, Agência Senado e www.gov.br
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região