Atividade oferecida em celebração do dia do servidor público (28 de outubro) que promoveu dinâmicas para fomentar o autoconhecimento, o balanço de metas pessoais e o planejamento de ações. O evento foi conduzido pela terapeuta Ruth Maria Cruz Vaz, ex-servidora do TRF1.
A palestrante explicou que a Roda da Vida é uma ferramenta de autoconhecimento que mede o nível de satisfação do indivíduo com as dimensões de sua vida a partir de um balanço de metas e da elaboração de um plano de ação. Ela propôs aos participantes a primeira dinâmica, que compreendeu o registro dos elementos que dificultam a realização das metas e dos que facilitam seu atingimento.
Para a servidora Nádia Santana, da Divisão de Planejamento (Dipla), a atividade revelou como resposta a dificuldade no cumprimento de propósitos, traçar metas inatingíveis. Já sobre as facilidades, a servidora elencou criar pequenas etapas, programar horários e ter pessoas que a apoiem.
Ao término dessa etapa, Ruth Vaz solicitou aos presentes que encontrassem os pontos em comum em suas respostas. Como resultado da dinâmica, as características mais ressaltadas pelo grupo foram a falta de disciplina e de planejamento, assim como a procrastinação. Para a terapeuta, algumas vezes a procrastinação está relacionada a um estado de exaustão e que é necessário analisar as condições de saúde para que haja um planejamento.
A palestrante prosseguiu falando sobre a importância de se realizar uma “poupança cognitiva” com atividades e estímulos que permitam saúde mental no futuro. Além disso, destacou também que é fundamental cuidar da saúde emocional, tendo em vista que a depressão é fator de risco para várias outras doenças.
Em um breve apanhado de pontos importantes que envolvem o tema, Ruth alertou para a relevância na prevenção de doenças ao se investigar questões hereditárias; a higiene do sono como fator de qualidade de vida, assim como a busca por atividades prazerosas e a realização de exames periódicos. De acordo com a terapeuta, as vacinas também merecem a devida atenção no rol de medidas para uma vida longeva e sadia.
Ela conduziu os participantes a reflexões como o espaço que o trabalho ocupa na vida de cada um, se a pessoa gosta do que faz, que investimentos tem feito nos relacionamentos, se investe em hobbies e lazer, como andam as finanças, se realiza ou contribui para algum trabalho social e se consegue nutrir sua espiritualidade.
Dinâmica – A partir de então, a terapeuta deu início à dinâmica de elaboração da Roda da Vida na qual os participantes receberam um material gráfico em que, individualmente, atribuíram valores de 1 a 10 aos tópicos: espiritualidade; saúde física; desenvolvimento intelectual; saúde emocional; vida profissional; finanças; família; amor/relacionamento; social; lazer; hobbies e contribuição com o mundo. Em seguida, passaram para a elaboração de planos de ação com a finalidade de avaliar e melhorar os pontos com notas mais baixas, quando puderam organizar e registrar ações propostas; possíveis obstáculos às ações; soluções para os obstáculos; o tempo para implementar as ações propostas e o acompanhamento.
Ruth Maria Cruz Vaz é psicóloga e administradora, com formação em Terapia Cognitiva Comportamental (Psicoeducar/BA) e especialização em Psicodinâmica do Trabalho (UnB). No TRF1, idealizou e coordenou o Programa de Gestão em Qualidade de Vida e Trabalho da 1ª Região.
Atualmente, Ruth atua na área da psicologia clínica (individual e em grupo) com adultos e idosos e realiza o curso de Psicopatologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.
AN/IM
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região