Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

14/12/2023 08:20 - INSTITUCIONAL

SJDF alcança 100% de acordos durante a última edição do ano do PopRuaJud

Créditos: SJDF.

Em sua 6ª edição, o Mutirão PopRuaJud contou mais uma vez com a participação da Justiça Federal da 1ª Região, por meio da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF). A realização do evento tem o apoio da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef) para prestar atendimento e levar justiça e cidadania à população em situação de rua. O PopRuaJud ocorreu no dia 7 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília/DF.

Para o coordenador da Cojef, desembargador federal Carlos Pires Brandão, é de grande relevância a presença do Judiciário em ações que objetivam a diminuição da desigualdade social no país. Segundo o magistrado, a 1ª Região tem dado o exemplo com a participação de seus juízes, juízas, servidoras e servidores nas edições do PopRuaJud.

Desta vez, a JF1 realizou 68 atermações e perícias, com 100% de acordos, além de 41 atendimentos para pesquisa de andamento processual eesclarecimento de dúvidas.

A Seção Judiciária do DF foi representada pelo vice-diretor do foro, juiz federal Márcio Barbosa Maia, que acompanha os mutirões desde a primeira edição, a juíza federal Lília Botelho Neiva Brito, da 2ª Relatoria da 1ª Turma Recursal da SJDF, e o juiz federal substituto da 26ª Vara de Juizado Especial, Marcos José Brito Ribeiro, além dos servidores e servidoras de várias unidades da SJDF.

Serviços oferecidos – O PopRuaJud acompanha as diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e Interseccionalidades, definidas pela Resolução 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e funciona por meio de uma abordagem colaborativa que reúne diversos órgãos e instituições governamentais e da sociedade civil.

O projeto oferece a emissão de documentos (registro civil, CPF, título de eleitor, nada consta, carteira de trabalho digital, certificado de reservista, certidões), consultas processuais, redução a termo de demandas e conciliações, cadastros nos sistemas de assistência, benefícios do governo federal (CadÚnico, INSS, FGTS), cadastro e atualização em programas sociais, orientações relacionadas ao sistema educacional e atendimento ao público (corte de cabelo, serviços para animais de estimação, entre outros).

AN, com informações da SJDF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


225 visualizações

Veja também