Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

07/02/2024 09:32 - INSTITUCIONAL

Subseção Judiciária de Barra do Garças/MT tem nova sede

Crédito: Secos/MT.

As novas portas da Subseção Judiciária de Barra do Garças, no Mato Grosso, já estão abertas para a população.  Na última quarta-feira, 31 de janeiro, foi inaugurada a nova sede, que hoje tem à frente a juíza federal Danila Gonçalves de Almeida.   

Durante a cerimônia, no anfiteatro da prefeitura de Barra do Garças, a juíza federal Danila Gonçalves de Almeida manifestou o desejo de que a inauguração simbolize um marco de renovação nos ânimos. E lembrou que os órgãos jurisdicionais são referenciais na cidade porque “traduzem os espaços de conhecimento e de reconhecimento do poder jurisdicional, do exercício da jurisdição e da relação do Poder Judiciário com a comunidade, com os cidadãos e com a própria ideia de cidadania e de justiça”.  

Para ela, “a nova sede da Subseção Judiciária de Barra do Garças é um espaço renovado e, longe de ser um prédio intimidante, hermético e sombrio, apresenta-se como um prédio acolhedor, de arquitetura simples e integrado à cidade, no qual a transparência sugerida pelo vidro soma-se à segurança, à simetria, ao equilíbrio e à estabilidade da alvenaria”, afirmou Danila Gonçalves.  

Segundo a magistrada, a localização da sede, no centro da cidade, e suas adaptações internas, valorizam a acessibilidade e a proximidade com a população. “Além disso, a organização interior, bem como a disposição de equipamentos e salas adaptados a uma realidade cada vez mais virtual, refletem a ideia de funcionalidade e eficiência”. 


Marcou presença na inauguração da nova sede da Subseção de Barra do Garças o diretor do foro da Seção Judiciária do Mato Grosso (SJMT), juiz federal Ciro José de Andrade Arapiraca, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal José Amilcar Machado.  

História - Durante a cerimônia, ele lembrou a história da Subseção Judiciária de Barra do Garças, instalada em 2011, hoje com jurisdição abrangendo 31 municípios e cerca de 372 mil habitantes. E contou parte do “processo desafiador e cheio de obstáculos” por trás da mudança para a nova sede – edifício que hoje tem maior acessibilidade, segurança, equipamentos e proteção.  

“A Justiça Federal, aonde chega, assim o faz para contribuir com a formação da cidadania local, buscando a consolidação dos direitos da população, sobremaneira dos direitos mais básicos, fundamentais, daqueles essenciais à concretização do princípio da dignidade da pessoa humana”, afirmou o juiz em seu discurso. 

Para o magistrado, a Justiça Federal encontrou em Barra do Garças um porto seguro, uma identidade. “O município tornou-se bastante conhecido no seio das treze unidades federadas que compõem o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (outrora quatorze, antes saída de Minas Gerais para a 6ª Região) justamente por ser sede da Justiça Federal. E o nosso desejo é que esses laços se ampliem e se aprofundem cada vez mais”, manifestou o ainda diretor de foro. 

A participação do 58º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro também marcou o evento com a execução do Hino Nacional e de outras músicas para recepcionar os convidados. Houve, ainda, o descerramento da Placa da nova sede.    


AL, com informações da Secos/MT.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


380 visualizações

Veja também