O evento contou com o apoio da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef/TRF1), cuja direção é do desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão. A expectativa é que sejam minutadas 500 sentenças em processos do JEF.
No período de 2 a 6 de outubro foi realizado o primeiro mutirão, que trouxe resultados positivos – foram 454 sentenças minutadas e 36 decisões interlocutórias, reduzindo o quantitativo de processos conclusos para julgamento do JEF Adjunto da SSJ Vitória da Conquista de 3.200 para 2.699.
A partir de julho de 2022, ocorreu esforço concentrado de audiências de conciliação e instrução, com a realização de 4.561 audiências no período de julho de 2021 a maio de 2023, na Vara. Em consequência desse esforço, os processos que não resultaram em acordo em audiência foram conclusos para julgamento, também de modo concentrado, resultando em aumento expressivo do número de processos conclusos para sentença no gabinete da Vara. Atualmente, cabe a cada uma das unidades, em média, cerca de 20 mil ações, sendo que o quadro de servidores permanece o mesmo desde 2020.
TS
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região