O Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Cogecon/TRF1) divulgou um balanço das ações realizadas pelo grupo durante o ano de 2023. Entre as atividades realizadas pelo Comitê estão o aperfeiçoamento do Banco de Boas Práticas e do mapeamento dos processos críticos.
Banco de Boas Práticas – Regulamentado na Justiça Federal da 1ª Região (JF1) desde junho de 2021, o Banco de Boas Práticas tem o objetivo de ampliar a gestão do conhecimento na 1ª Região. Para isso, o Cogecon aperfeiçoou o cadastro de boas práticas, simplificando o preenchimento do formulário, bem como avançou nos estudos sobre a utilização da Assistente Virtual Lucy na interface do Banco para melhorar a experiência do usuário.
Em 2023, quatro novas boas práticas foram inseridas no Banco de Boas Práticas: Pasta compartilhada no OneDrive, da Seção Judiciária do Mato Grosso (SJMT); Aplicativo e Painel do PAC e CAC (Plano Anual de Contratações e Cronograma Anual de Execução das Contratações), da Seção Judiciária da Bahia (SJBA); Atendimento virtual via chatbot – Juju e Jefinho, também da Bahia; e Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC), do TRF1.
Confira as matérias nos links abaixo:
Cogecon aprova projeto da SJMT para inclusão no Banco de Boas Práticas da 1ª Região
Iniciativa da SJBA sobre gerenciamento de contratações é aprovada para o Banco de Boas Práticas da JF1
Assistentes virtuais Juju e Jefinho serão inseridos no Banco de Boas Práticas da JF1
Café com Conhecimento – A 3ª edição on-line do evento Café com Conhecimento, em agosto, teve como tema “Híbrido e Inteligente – como o trabalho híbrido potencializa a gestão do conhecimento nas organizações” e contou com a participação de mais de 200 espectadores, que puderam conhecer boas práticas e trocar experiências sobre a gestão do conhecimento na 1ª Região.
Acesse a matéria completa sobre o evento neste link
Mapeamento dos Processos Críticos – Um processo realizado de maneira contínua pelo Cogecon e pela Secretaria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação (Secge), o mapeamento dos processos críticos vem avançando na Corte desde a implementação do projeto Aprimora-Pro. A ação vem sendo feita pela Seção de Retenção do Conhecimento (Seret) junto à Seção de Monitoramento da Gestão de Riscos (Semor) e a Seção de Análise e Melhoria de Processos de Trabalho (Seamp), que auxiliam e orientam as unidades do TRF1.
“A metodologia ajuda na externalização dos processos de trabalho, por meio do mapeamento, e, assim, possibilita a identificação de passos que precisam ser ajustados ou que representam riscos ao processo, garante que o processo de trabalho seja conhecido por todos os membros da equipe e constitui importante fator de gestão do conhecimento”, explicou o diretor do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região e coordenador do Cogecon, Jean Carlo Batista.
Confira a matéria sobre o mapeamento dos processos críticos neste link.
Oficina Gestão do Conhecimento – Em junho, o Cogecon promoveu a Oficina On-line de Gestão do Conhecimento, com Fernando Fukunaga, presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), aos membros do Comitê e do Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região (LabJF1).
Além da oficina, em 2023, a parceria com a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento trouxe o apoio da Organização em demandas sobre o tema, como o mapeamento dos processos críticos da Corte e na realização do Café com Conhecimento.
SecGP Esclarece – Em janeiro deste ano, a Secretaria de Gestão de Pessoas disponibilizou novos vídeos da série “SecGP Esclarece” sobre os tipos e as regras para a concessão do benefício de aposentadoria. Os vídeos abordam temas como quais os documentos necessários para se aposentar, as regras para aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, por incapacidade permanente e especial.
Acesse a matéria completa
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região