No estande do TRF1, foram apresentados dois novos robôs desenvolvidos na Corte: o Zé da Baixa, automação que otimiza o fluxo de trabalho dos usuários que utilizam o Processo Judicial Eletrônico (PJe), e a Prevy, automação robótica de Processos (RPA) que identifica e etiqueta os processos prontos para redistribuição, com prevenção positiva e pendentes de redistribuição por dependência, para agilizar o trâmite processual e diminuir a necessidade de pessoal. Além disso, também foram expostas outras iniciativas como o Alei, Sirea e o Balcão Virtual.
O juiz federal Náiber Pontes de Almeida, gestor dos sistemas judiciais, destacou a grande relevância da participação do TRF1 na Expojud. “O evento proporcionou a oportunidade de apresentar projetos de tecnologia e inovação desenvolvidos por esta Corte, além de permitir a troca de experiências com outros tribunais, o que propicia o aprimoramento contínuo do Judiciário. O TRF1 tem se destacado por investir em soluções que visam a agilidade e eficiência dos processos, a transparência e a acessibilidade para os cidadãos”, afirmou.
Já o diretor da Coordenadoria de Inovação e Fomento à Atividade Judicial (Cofaj), Sérgio Faria Lemos da Fonseca Neto, ressaltou que o evento “é um momento de interação para que os tribunais exponham ações que estão sendo desenvolvidas, evitando a redundância de soluções e conhecendo quais são passíveis de replicação. A participação do TRF1 foi bem expressiva e abrangente, isso demostra que os servidores estão engajados na busca por soluções que auxiliem no desenvolvimento das atividades fim”.
O TRF1 também marcou presença no Talk Show: Humanos X Inteligência Artificial, que contou com a participação do juiz federal Rafael Leite Paulo, da 9ª Vara Federal de Mato Grosso.
ExpoJud 2023 – o evento disponibilizou 24 salas de treinamento e os participantes puderam estar próximos de especialistas para aulas e debates sobre temas como governança, gestão, liderança, RH, ataques cibernéticos, LGPD, ChatGPT, metodologias ágeis entre outros. As sessões práticas proporcionaram aos participantes o entendimento profundo e útil dos tópicos mais atuais e relevantes do momento relacionados à tecnologia.
Além do rico conteúdo do evento, o ExpoJud 2023 ofereceu também uma área com mais de 130 expositores, incluindo estandes de instituições de Justiça, e apresentou palestras inovadoras com um palco 360.
O congresso foi destinado a profissionais das áreas de Tecnologia, Inovação, Comunicação, Gestão e Recursos Humanos do sistema de Justiça, com o objetivo de promover a troca de conhecimento entre líderes, gestores e colaboradores das instituições.
II Fórum de Aquecimento do Ecossistema de Inteligência Artificial na Justiça – Na sexta-feira, 27 de outubro, o TRF1 participou do II Fórum de Aquecimento do Ecossistema de Inteligência Artificial na Justiça. O evento foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) e ocorreu em formato híbrido, sendo transmitido pelo YouTube. Na ocasião, Wellington José Barbosa Carlos, diretor da 4ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) participou como palestrante e abordou o tema “Plataforma de Inteligência Artificial para o Judiciário: Justiça Federal” e o diretor da Cofaj, Sérgio Faria Lemos da Fonseca Neto, e Clenys Réges Rosário de Castro, da SJDF, contaram suas experiências em “Casos de Sucesso do Laboratório de Inteligência Artificial”.
TS
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região