Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

14/12/2023 14:50 - INSTITUCIONAL

TRF1 define listas tríplices para vagas do Quinto Constitucional destinadas à advocacia

O Plenário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) definiu nesta quinta-feira, 14 de dezembro, os nomes que vão compor as duas listas tríplices para as vagas na Corte do TRF1 destinadas ao quinto constitucional da advocacia, decorrentes da ampliação do Tribunal determinada pela Lei 14.253/2021.

Foram escolhidos para a primeira lista os advogados Flávio Jaime de Moraes Jardim (OAB-DF), Diogo Condurú (OAB-PA) e Liz Marilia Guedes Vecci (OAB-GO). Já para a segunda lista  foram escolhidos Eduardo Martins (OAB-DF), Rebeca Moreno da Silva (OAB-RO) e Vicente de Paula Moura Viana (OAB-DF).

A definição dos nomes foi concretizada durante votação em sessão extraordinária na sede do TRF1, em Brasília/DF, conduzida pelo presidente do TRF1, desembargador federal José Amilcar de Queiroz Machado.

As listas com os nomes mais votados serão encaminhadas ao presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, que escolherá e nomeará os dois novos integrantes da Corte.


Homenagem póstuma ao ministro Moreira Alves

Ao declarar aberta a sessão, antes de iniciar os trabalhos de votação, o presidente do TRF1 pronunciou algumas palavras em homenagem póstuma ao ministro Moreira Alves, falecido em outubro deste ano, pai do desembargador federal Carlos Moreira Alves. “Sem dúvida, a herança do ministro Moreira Alves transcende o tempo e sua sabedoria e discernimento ecoam em cada decisão relevante para o País na defesa da justiça e na construção de um arcabouço legal sólido que influencia até hoje os rumos da nação”, afirmou José Amilcar.
O presidente lembrou ainda que foi o ministro Moreira Alves quem presidiu o Supremo Tribunal Federal na histórica sessão que instalou a Assembleia Nacional Constituinte em 1987 e resultou na Carta Constitucional de 1988, que mais direitos assegurou aos cidadãos e marcou a redemocratização do País. “É na pessoa de seu filho, Carlos Eduardo Moreira Alves, herdeiro direto de legado tão nobre que honra nossa Corte com sua presença e notório saber, que presto esta homenagem póstuma ao grande jurista pai, cujas contribuições se tornaram pilares que sustentam até hoje as bases da socie
dade e da jurisprudência contemporânea.


Presença feminina em ambas as listas

Desembargadores do Tribunal celebraram a presença feminina em ambas as listas tríplices, a exemplo das desembargadoras federais Gilda Sigmaringa Seixas e também Maura Tayer, que ressaltaram a importância dos movimentos do TRF1 em prol da paridade de gênero.

Destaques do ano
Antes do encerramento da sessão, os magistrados também recordaram alguns dos principais destaques da atual gestão, que encerra em 2023 mais um exercício e se prepara para a transição de novos gestores para o biênio seguinte.

Nesse sentido, o desembargador federal Néviton Guedes manifestou a satisfação em poder celebrar os avanços do Tribunal, premiado no CNJ de Qualidade deste ano, demonstrando o empenho e a concentração especialmente dedicados nesta gestão às questões levantadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Também o vice-presidente do TRF1, Marcos Augusto de Sousa, relembrou a atuação da Presidência em prol da continuidade das obras da nova sede do Tribunal, outro importante passo na visão estratégica pela melhoria da prestação jurisdicional.

Por fim, o recém-empossado desembargador federal João Carlos Mayer Soares manifestou a alegria de realizar sua primeira sessão no TRF1 em um pleno, colocando-se à disposição de todos os colegas.


AL

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


3197 visualizações

Veja também