Com o objetivo de modernizar a gestão administrativa e financeira, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) iniciou a execução do “Projeto Governança das Contratações”. A iniciativa, que visa aprimorar os processos de compra e investimento, teve sua primeira implantação realizada na Seção Judiciária de Goiás (SJGO).
O projeto, que abrange as 13 unidades federativas que compõem a 1ª Região, visa centralizar o planejamento e a execução orçamentária, garantindo maior controle e transparência nos processos de contratação. Dentre as principais medidas estão a criação de Centros de Gastos, a distribuição total dos recursos no início do exercício e o acompanhamento constante por meio de ferramentas de Business Intelligence.
“A participação efetiva dos servidores dará à Justiça Federal mais capacidade para atender às necessidades de compras e investimentos. Conseguiremos ter um controle maior das contratações. O projeto trará uma visão do todo, integrando com o Plano de Contratações Anual”, afirmou Adelson Vieira Torres, diretor da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor/TRF1) e coordenador do grupo de trabalho responsável pela implantação.
Para o juiz federal Fernando Cléber de Araújo Gomes, vice-diretor do foro da SJGO, a iniciativa representa um avanço significativo para a Justiça Federal goiana. “Tenho a convicção de que sentiremos os efeitos positivos de uma governança bem planejada e bem aplicada”, destacou o magistrado.
A experiência da SJGO será fundamental para a implementação do projeto nas demais Seções Judiciárias da 1ª Região. “Nós temos uma equipe que reúne pessoas experientes em orçamento e contratações. Temos muito a oferecer, são anos de prática de execução contratual. Podemos auxiliar o TRF1 a levar o projeto para outras seccionais, uma vez que a realidade da Seção Judiciária e das Subseções requer contratações mais específicas”, afirmou Caio Sotero Rosa, diretor do Núcleo de Administração da SJGO.
O projeto do TRF1 foi desenvolvido com base na experiência bem-sucedida do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que já havia implementado um sistema similar. A ação foi adaptada às particularidades da 1ª Região, que abrange uma vasta área geográfica com diversas necessidades e contou com o apoio técnico do TRF5.
Após Goiás, Rondônia será a próxima Seção Judiciária a implantar o projeto. O TRF1 espera que, com a colaboração de todas as Seções Judiciárias, seja possível construir uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos públicos da Justiça Federal da 1ª Região.
TS, com informações SJGO
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região