O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) marcou presença na quarta edição do Festival de Laboratórios de Inovação (FestLabs 2024), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, no Rio de Janeiro, na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Magistradas, magistrados, servidoras e servidores tiveram a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações e práticas sustentáveis no Poder Judiciário.
O 4º FestLab reuniu especialistas em Tecnologia, integrantes da Justiça e influenciadores e proporcionou ao público atividades em diversos formatos, como palestras, mesas redondas e oficinas para o compartilhamento de soluções inovadoras para o Poder Judiciário. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com tribunais sediados no Rio de Janeiro.
Representando o TRF1, estiveram presentes o corregedor regional da 1ª Região, desembargador federal Ney Bello; a juíza federal em auxílio à presidência Clara da Mota Santos Pimenta Alves; os juízes federais em auxílio à Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger) Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo e Dayse Starling Motta; a diretora da Secretaria Executiva da Diretoria-Geral, Izabely Cavalcante; o diretor da Coordenadoria de Inovação e Fomento à Atividade Judicial (Cofaj), Sérgio Faria Lemos da Fonseca; e os servidores Adelson Vieira Torres e Fábio João Gaudine Costa, ambos da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor).
Também marcaram presença representantes das Seções Judiciárias do Distrito Federal (SJDF), Bahia (SJBA), Maranhão (SJMA), Piauí (SJPI), Goiás (SJGO), Acre (SJAC), Mato Grosso (SJMT) e Tocantins (SJTO).
A juíza federal Clara da Mota Santos Pimenta Alves destacou a riqueza das experiências compartilhadas na ocasião. “Participei de uma oficina sobre sustentabilidade e acredito que o aprendizado contribuirá com nossas atividades junto ao Tribunal. Também pude conhecer os mais inovadores projetos no âmbito de todo o Poder Judiciário”, afirmou a magistrada.
Para a servidora Izabely Normando, o encontro trouxe interação com outras unidades e órgãos do Poder Judiciário. “Tivemos a oportunidade de conhecer iniciativas dos mais diversos tribunais. Também pudemos mostrar que o TRF1 tem ações inovadoras voltadas para aprimorar o atendimento dos nossos usuários. Uma experiência interessante”, ressaltou a secretária executiva da Diretoria-Geral.
Durante o evento, aconteceram diversas oficinas e palestras com temas que incluíam, entre outros, Design Thinking; Inteligência Artificial, Legal Design, Question-storming; linguagem simples; manejo do estresse; boas práticas no atendimento a pessoas em situação de rua; inovações nos cartórios extrajudiciais; revalorização do capital humano na administração pública; e trabalho colaborativo.
Já com relação à sustentabilidade, foram abordados os temas como: Justiça Carbono Zero, Gestão de Crises Climáticas, boas práticas de sustentabilidade e logística sustentável na administração.
TS, com informações do CNJ
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região