Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

17/09/2024 09:33 - INSTITUCIONAL

TRF1 marca presença no FestLabs e busca soluções inovadoras para a Justiça Federal da 1ª Região

A imagem mostra uma grande sala de conferências com um design moderno e elegante. Há várias fileiras de mesas e cadeiras dispostas em um formato semicircular, com muitas pessoas sentadas, possivelmente participando de uma reunião ou conferência. No centro da sala, há um palco com um grande telão ao fundo, onde algumas pessoas estão de pé, possivelmente apresentando ou discursando. O teto tem um design circular com iluminação embutida, criando um ambiente sofisticado. As paredes são revestidas de madeira clara, e há grandes telas de projeção nas laterais da sala

Crédito: CNJ

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) marcou presença na quarta edição do Festival de Laboratórios de Inovação (FestLabs 2024), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, no Rio de Janeiro, na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Magistradas, magistrados, servidoras e servidores tiveram a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações e práticas sustentáveis no Poder Judiciário.

O 4º FestLab reuniu especialistas em Tecnologia, integrantes da Justiça e influenciadores e proporcionou ao público atividades em diversos formatos, como palestras, mesas redondas e oficinas para o compartilhamento de soluções inovadoras para o Poder Judiciário. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com tribunais sediados no Rio de Janeiro.

Troca de experiências

Representando o TRF1, estiveram presentes o corregedor regional da 1ª Região, desembargador federal Ney Bello; a juíza federal em auxílio à presidência Clara da Mota Santos Pimenta Alves; os juízes federais em auxílio à Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger) Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo e Dayse Starling Motta; a diretora da Secretaria Executiva da Diretoria-Geral, Izabely Cavalcante; o diretor da Coordenadoria de Inovação e Fomento à Atividade Judicial (Cofaj), Sérgio Faria Lemos da Fonseca; e os servidores Adelson Vieira Torres e Fábio João Gaudine Costa, ambos da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor).

Também marcaram presença representantes das Seções Judiciárias do Distrito Federal (SJDF), Bahia (SJBA), Maranhão (SJMA), Piauí (SJPI), Goiás (SJGO), Acre (SJAC), Mato Grosso (SJMT) e Tocantins (SJTO).

A juíza federal Clara da Mota Santos Pimenta Alves destacou a riqueza das experiências compartilhadas na ocasião. “Participei de uma oficina sobre sustentabilidade e acredito que o aprendizado contribuirá com nossas atividades junto ao Tribunal. Também pude conhecer os mais inovadores projetos no âmbito de todo o Poder Judiciário”, afirmou a magistrada.

Para a servidora Izabely Normando, o encontro trouxe interação com outras unidades e órgãos do Poder Judiciário. “Tivemos a oportunidade de conhecer iniciativas dos mais diversos tribunais. Também pudemos mostrar que o TRF1 tem ações inovadoras voltadas para aprimorar o atendimento dos nossos usuários. Uma experiência interessante”, ressaltou a secretária executiva da Diretoria-Geral.

Programação

Durante o evento, aconteceram diversas oficinas e palestras com temas que incluíam, entre outros, Design Thinking; Inteligência Artificial, Legal Design, Question-storming; linguagem simples; manejo do estresse; boas práticas no atendimento a pessoas em situação de rua; inovações nos cartórios extrajudiciais; revalorização do capital humano na administração pública; e trabalho colaborativo.

Já com relação à sustentabilidade, foram abordados os temas como: Justiça Carbono Zero, Gestão de Crises Climáticas, boas práticas de sustentabilidade e logística sustentável na administração.

No último dia de evento, houve a apresentação dos ganhadores da 1ª edição do Prêmio Inovação do Poder Judiciário, que tem por objetivo estimular soluções inovadoras promovidas por tribunais brasileiros. Três ideias inovadoras em andamento, três projetos com resultados comprovados e uma iniciativa notória por seu impacto social foram premiados nesta edição.

TS, com informações do CNJ

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


256 visualizações

Veja também