O Comitê Gestor de Estratégia da Justiça Federal da 1ª Região (CGER-JF1) se reuniu na quarta-feira, 11 de dezembro, para o último encontro de avaliação da estratégia em 2024, no Espaço Orlando Gomes, na sede do Tribunal, em Brasília/DF.
Em pauta, o grupo discutiu, entre outros assuntos, a aprovação do Plano de Comunicação para o biênio 2025-2026, o resultado do Prêmio CNJ de Qualidade 2024 e a Análise da Execução da Estratégia da 1ª Região.
Participaram presencialmente os titulares e substitutos do Comitê Gestor de Estratégia da Justiça Federal (Cogest): o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal João Batista Moreira (titular); o secretário-geral da Presidência, juiz federal Evaldo de Oliveira Fernandes, filho (titular); o diretor-geral da Secretaria, juiz federal Roberto Carlos de Oliveira (substituto), e a diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Maria Aparecida de Sousa Mendes (substituta). Também participou a vice-presidente do TRF1 e gestora de metas do 2º Grau, desembargadora federal Gilda Maria Sigmaringa Seixas.
Compareceram, ainda, as juízas federais em auxílio à Presidência Maria Cecília de Marco Rocha e Clara Mota Santos Pimenta Alves; a chefe da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple), Maria Carolina de Sousa Ribeiro, e o chefe de Assessoria de Comunicação Social do TRF1, Gilbson da Costa Alencar.
Virtualmente, estiveram presentes a gestora de metas do 1º Grau, juíza federal Dayse Starling Motta; a secretária executiva da Diretoria-Geral do TRF1, Izabely Michelle Cavalcante Normando, e outros envolvidos na avaliação da estratégia da Justiça Federal.
Plano de Comunicação da Estratégia
Na ocasião, o Comitê Gestor da Estratégia da Justiça Federal da 1ª Região aprovou, sem ressalvas, o Plano de Comunicação da Estratégia para 2025 apresentado pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), disponível no PAe 0032712-94.2024.4.01.8000.
O principal objetivo do plano é aumentar o nível de conhecimento do público-alvo sobre a estratégia para promover o engajamento de todos por meio de campanhas publicitárias e produtos de comunicação institucional.
Isso, de acordo com o plano, deve ser alcançado por meio de linguagem de que facilite a compreensão da estratégia por todos, ajudando a interiorizar os conceitos de missão, visão, valores e outros da Estratégia da 1ª Região; por meio do estímulo da participação dos servidores no alcance das metas estipuladas; em maior incentivo à interação com a estratégia; na melhor e mais ampla divulgação dos resultados alcançados e iniciativas estratégicas e, por fim, por meio do fortalecimento do clima organizacional.
Resultados do Prêmio CNJ de Qualidade 2024
Em análise do comparativo da premiação entre os ramos de Justiça, o CGER-TRF1 observou a assimetria na porcentagem de órgãos que receberam o prêmio na Justiça Federal em comparação com os outros segmentos (Estadual, Trabalhista e Eleitoral), identificável na tabela a seguir:
A Justiça Federal foi o único segmento que teve mais de 50% dos tribunais sem receber qualquer tipo de prêmio.
Análise da Estratégia: os avanços ao longo dos anos
Em 2024, metade do ciclo 2021-2026 da estratégia da 1ª Região, a Justiça Federal já alcançou mais de 70% dos seus índices (a expectativa era chegar com pelo menos 66% de cumprimento).
Os índices que precisam de mais atenção são os relativos ao incentivo e ao aprimoramento da conciliação pré-processual (43%), ao fortalecimento do clima organizacional e do bem-estar (59%) e ao aprimoramento da estrutura da área judicial e administrativa (66%) da 1ª Região.
A diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Secge), Maria Aparecida de Sousa Mendes, apresentou exemplos de iniciativas estratégicas em andamento em várias localidades da 1ª Região, a maior parte delas com mais de 50% de execução e em diferentes áreas contempladas pela estratégia (promoção da conciliação, aprimoramento da estrutura e dos processos de trabalho da área cartorária e elevação da qualidade dos serviços prestados).
No total, foram 82 estratégias monitoradas em 2024, sendo que, entre elas e nos demais anos, mais de 130 já foram concluídas. Em 2024, 22 foram sobrestadas ou canceladas e, no total, a 1ª Região contou com 243 iniciativas estratégicas registradas pelo Comitê.
O grupo também tratou do plano de gerenciamento de Processos de Trabalhos Estratégicos do Tribunal, que já alcançou o índice de 60% de processos mapeados, fluxogramados, com os riscos analisados e com planos de ação elaborados.
Além desses temas, também foram destacados: o trabalho feito pela Vice-Presidência do TRF1 no julgamento dos processos da Meta 2 do 2º Grau; o treinamento do sistema e-Gerir, que capacitou mais de 300 colaboradores de quase todas as áreas do TRF1 para acompanhar a plataforma e trabalhar diretamente com monitoração constante das metas e estratégias da Justiça e o percentual total de cumprimento das metas, como mostra os gráficos abaixo.
No fim do encontro, o presidente do TRF1 saudou a todos e os parabenizou pelos resultados, desejando um próximo ano de mais melhorias e de crescimento de todos.
AL
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região