Desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, e do desembargador federal Wilson Alves de Souza, que, na oportunidade, pôde utilizar as instalações do novo local para participar de uma sessão de julgamento virtual do TRF1.
A iniciativa chamou atenção do coordenador dos Juizados Especiais Federais da Subseção Judiciária de Imperatriz/MA, juiz federal Hugo Leonardo Abas Frazão, responsável pela recém-criada sala JEF Virtual, na cidade de Estreito/MA,. "É inspirador ver o desembargador federal Wilson Alves, valendo-se das iniciativas de inclusão digital oportunizadas pelo TRF1, usar ele próprio os recursos tecnológicos do PID de Cícero Dantas-BA para participar de sessões de julgamento. É exemplo vê-lo compromissado com essa nova forma de acessibilidade da Justiça”.
Já em funcionamento nas cidades de Estreito/MA, Chorrochó/BA, Cícero Dantas/BA, Porto Franco/MA, Jeremoabo/BA, os postos de Inclusão Digital da Justiça Federal da 1ª Região têm como objetivo maximizar o acesso à Justiça, especialmente nas cidades em que não existe unidade física do Poder Judiciário, facilitando o acesso dos jurisdicionados ao serviço público de justiça e evitando também o seu deslocamento por grandes distâncias.
Vinculada à Subseção Judiciária de Paulo Afonso/BA, que tem como diretor o juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, a sala do JEF Virtual em Cícero Dantas/BA foi inaugurada em junho de 2023. A iniciativa foi uma parceria entre a SSJ de Paulo Afonso e a prefeitura da cidade, com o apoio da Cojef-TRF1.
Nessa unidade do JEF Virtual são realizados atendimentos de perícia judicial para benefícios previdenciários por incapacidade e assistenciais, encaminhamentos para realização de perícia socioeconômica, audiências de conciliação e instrução, na modalidade telepresencial, além de atividades administrativas em apoio à SSJ de Paulo Afonso.
Canudos/BA – No final da tarde do dia 5 de outubro, foi a vez da Subseção Judiciária de Feira de Santana/BA ganhar um Posto Avançado de Conciliação e um Posto de Inclusão Digital da Justiça Federal/Juizado Especial Federal, no município de Canudos/BA.
O coordenador da Cojef-TRF1, desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, o desembargador federal Wilson Alves de Souza, a diretora da Subseccional de Feira de Santana, juíza federal Camile Lima Santos, o diretor da SSJ de Paulo Afonso, juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu e o prefeito de Canudos, Jilson Cardoso de Macedo, participaram do evento.
LC/IM, com informações da Secos/SJBA.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região