Segundo o supervisor da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão (Seamb), Carlos Roberto de Jesus Domingues, “Devido às incertezas provocadas pela pandemia foram estabelecidas, inicialmente, metas bienais para o PLS 2021-2026, sujeitas a revisão conforme necessidades conjunturais”.
Nesse contexto, Carlos explicou que dois motivos repercutiram diretamente nas metas: a deliberação do Tribunal sobre o retorno presencial (em 70%), ocorrida no início deste ano, e a ampliação do Tribunal, com a instalação dos 16 gabinetes dos novos desembargadores federais, cuja posse ocorreu em maio de 2023.
“Esses impactos implicam na construção de uma nova linha de base para os indicadores do PLS, o que fez a Seção de Apoio à Gestão Socioambiental aguardar o fechamento de ao menos um mês do consumo do órgão com sua nova composição para propor metas que refletissem minimamente a nova previsão de consumo”.
Ainda segundo Carlos, além da alteração das metas 2021-2026 e do plano de ação 2023-2024, outro ponto que também contribuiu para a revisão foi a inclusão do novo tema introduzido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), “Governança Climática”, correspondente à Meta 18 do PLS-TRF1.
Confira a atualização do PLS do TRF1.
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região