Teve início dessa quarta-feira, 28 de agosto, o curso “Liderança em Foco no TRF1”. Promovida pelo Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap), a capacitação, dividida em cinco aulas, vai até o dia 6 de setembro na Sala de Treinamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília/DF, e abordará, entre outros, temas como comunicação não violenta, gestão do tempo, fornecimento de feedbacks construtivos, identificação e prevenção de situações de assédio e discriminação.
Presente na abertura do evento, o diretor-geral da Secretaria, juiz federal Roberto Carlos de Oliveira, destacou que, diante dos desafios enfrentados na 1ª Região, é necessário o servidor estar capacitado. “Nosso trabalho é muito especializado, é muito difícil e nem sempre devidamente reconhecido, mas nós precisamos de ferramentas para desenvolvê-lo de forma adequada, e essa é a finalidade desse curso. Precisamos investir na capacitação do nosso quadro”, afirmou o dirigente.
Quanto ao tema abordado na capacitação, ‘Liderança’, o magistrado ressaltou que a ciência tem apresentado mudanças consideráveis na forma de gerir. “Às vezes se tem aquela concepção antiga de que é no grito que se resolve as coisas, e não é assim. Felizmente o mundo tem evoluído e um conceito muito utilizado que é o soft power, que consiste em você liderar pelo exemplo, você exercer a liderança mostrando como se faz, agindo corretamente, sendo solidário, sendo companheiro. A sua equipe é o seu time”.
Em seguida, o diretor do Cedap, Jean Carlo Batista de Oliveira, explicou que a ação educacional visa capacitar servidores que ocupam cargos e funções de natureza gerencial na área Administrativa do TRF1 para o exercício de uma liderança efetiva e humanizada, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a comunicação não violenta, a gestão do tempo, o fornecimento de feedbacks construtivos, e a identificação e prevenção de situações de assédio e discriminação.
Com o tema “Liderança e Feedback”, a servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Emmily Flügel Mathias Maia, ministrou a aula inaugural.
A instrutora é graduada em Pedagogia, tem doutorado e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), e conta com 30 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de melhoria organizacional, trilhas de aprendizagem, produtividade, gestão de pessoas e educação corporativa em diversas instituições públicas e privadas.
Durante sua explanação, dentre os diversos assuntos abordados, Emmily falou sobre os diferentes estilos de liderança e suas implicações no feedback; como reconhecer as características e as habilidades necessárias para um feedback eficaz e como criar estratégias para incorporar práticas de feedback no dia a dia.
O objetivo é que, ao final do curso, os participantes estejam aptos a utilizar o feedback de forma eficaz, promovendo o desenvolvimento de suas equipes e a melhoria contínua do desempenho organizacional.
Ao todo, 24 servidores estão inscritos para participar do Curso “Liderança em Foco no TRF1”. A capacitação segue até o dia 6 de setembro conforme o cronograma abaixo estabelecido pelo Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região:
| | |
| | André Francisco Oliveira Carneiro Fachin, servidor do Superior Tribunal de Justiça (STJ) |
| Reconhecimento de situações de Assédio e Discriminação | Ana Carla de Albuquerque Pacheco, servidora da Subseção Judiciária de Uberlândia do TRF6 |
| | André Francisco Oliveira Carneiro Fachin, servidor do Superior Tribunal de Justiça (STJ) |
| Reconhecimento e Valorização das pessoas no trabalho | Emmily Flügel Mathias Maia, servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) |
LC
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região