Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

25/07/2024 09:35 - INSTITUCIONAL

Superior Tribunal de Justiça lança nova edição do livro de Súmulas

imagem mostra um martelo de juiz em cima de um livro aberto. O fundo é preto, destacando o martelo e o livro.

A nova edição do livro de Súmulas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já está disponível para consulta e download na Biblioteca Digital Jurídica (BDJur) do STJ.

Organizada pela Comissão de Jurisprudência e pela Assessoria das Comissões de Ministros, a obra reúne a edição de 671 súmulas e oito enunciados administrativos, com destaque para as seis últimas súmulas que abordam temas como IPI em produtos furtados após saída do estabelecimento industrial, posse ou porte de arma de fogo e fornecimento de bebida alcoólica para menores.

No fim do livro, há, ainda, a relação das súmulas que foram canceladas ou alteradas ao longo dos anos, bem como um índice alfabético por assunto.

Inclusão de novas Súmulas

Entre as novidades desta edição, destacam-se seis súmulas aprovadas recentemente pela Primeira e Terceira Seções do STJ, com temas relevantes como:

  • Posse ou porte de arma de fogo: a Súmula 668 regulamenta que não é hediondo o delito de porte ou posse de arma de fogo de uso permitido, ainda que com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.

  • Fornecimento de bebida alcoólica para menores de idade: a Súmula 669 estabelece que o fornecimento de bebida alcoólica para criança ou adolescente, após o advento da Lei 13.106, de 17 de março de 2015, configura o crime previsto no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

  • Não incidência de IPI em produtos furtados após saída do estabelecimento industrial: a Súmula 671 destaca que não incide o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) quando sobrevém furto ou roubo do produto após sua saída do estabelecimento industrial ou equiparado e antes de sua entrega ao adquirente.

Consulta de Súmulas

As súmulas são o resumo de entendimentos consolidados nos julgamentos do STJ e têm como principal missão unificar a interpretação das leis federais, orientando a comunidade jurídica sobre a jurisprudência firmada pela Corte.

Para facilitar a consulta de Súmulas, a Secretaria de Jurisprudência criou, no site do STJ, a página “Súmulas do STJ”, facilitando o trabalho de interpretação e aplicação das súmulas. A ferramenta permite visualizar todos os enunciados e os trechos dos julgados que lhes deram origem, além de outros precedentes relacionados ao tema.

A pesquisa pode ser feita por ramo do Direito, pelo número da Súmula ou pela ferramenta de busca livre.

TS/LS, com informações do STJ

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


566 visualizações

Veja também