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22/01/2024 09:04 - INSTITUCIONAL

Gestão ambiental da SJBA faz balanço de sustentabilidade em 2023

Em conformidade com o Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021-2026, a Seção Judiciária da Bahia (SJBA), por meio do seu Serviço de Apoio à Gestão Socioambiental (Seramb/NucGE), realizou um balanço sobre consumo de materiais e serviços, gestão de resíduos e contratações sustentáveis da SJBA durante o ano de 2023.

Pautada pelo que dispõe a Resolução CNJ 400/2021 sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, a SJBA tem engajado a todos com ações e campanhas de implementação de medidas relacionadas à preservação de recursos naturais.

O balanço de sustentabilidade 2023 da SJBA apontou que o consumo de toner para impressão reduziu em 48%, se comparado ao ano anterior. A economia está relacionada à migração dos processos físicos para o Processo Judicial Eletrônico (PJe).

A servidora Ana Marta Abreu Meirelles, do Seramb, afirmou que essa queda é uma conquista importante. “Os suprimentos de impressão (toners) para sua fabricação emitem grandes quantidades de gases de efeito estufa e são resíduos perigosos, com risco químico, e exigem descarte ecologicamente adequado”, afirmou.

Por ouro lado, o consumo de papel A4 em 2023 (em comparação com o ano anterior) teve redução de apenas 3%. Para melhorar esse índice, entre outros, a Seramb afirmou que espera que os dados apresentados promovam ainda mais a conscientização e o engajamento de todos na SJBA em prol da sustentabilidade.

Clique aqui para acessar as informações da SJBA sobre o balanço da gestão ambiental.

Fonte: SJBA – com adaptações AN 

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região   


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