Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

24/10/2024 09:28 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal no Piauí assina acordo para participar de Rede de Desenvolvimento da Gestão Pública 

Momento em que o juiz federal Rodrigo Pinheiro do Nascimento, vestindo terno cinza, assina, sobre uma mesa de madeira, o acordo de cooperação técnica. Ao lado dele está uma mulher que também assina um documento

Crédito da fotografia: Reprodução/SJPI

Visando fortalecer a cooperação e a inovação na Administração Pública, a Seção Judiciária do Piauí (SJPI) e oito instituições do estado firmaram um acordo para a criação da Rede de Desenvolvimento da Gestão Pública. A assinatura do termo de cooperação aconteceu na última segunda-feira, 21 de outubro, no edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22). Pela Justiça Federal, assinou o acordo o juiz federal Rodrigo Pinheiro do Nascimento.

Além da Justiça Federal e do TRT22, integram a rede a Procuradoria da República no Piauí (MPF/PI), responsável pela iniciativa, a Controladoria-Geral da União no Piauí (CGU/PI), a Defensoria Pública da União no Piauí (DPU/PI), a Procuradoria Regional do Trabalho da 22ª Região (PRT22), a Superintendência da Polícia Federal no Piauí (PF/PI), a Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF/PI) e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI).


O objetivo da Rede de Desenvolvimento da Gestão Pública é coordenar os trabalhos com órgãos públicos federais no estado, com o objetivo de inovar e otimizar os recursos públicos, bem como seus processos de trabalho, gerando melhores resultados para a sociedade.

Na oportunidade, os representantes das instituições se manifestaram favoráveis e otimistas quanto à importância da Criação da Rede de Desenvolvimento para o desempenho de um trabalho exitoso e colaborativo entre as instituições.


Segundo o procurador-chefe substituto da Procuradoria da República no Piauí, Marco Túlio Lustosa Caminha, a Rede de Desenvolvimento foi inspirada na Rede de Controle da Gestão Pública, criada em 2009 para aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. "A rede oficializada hoje busca que os participantes ofereçam um serviço mais eficiente e ágil, com menor custo. É uma experiência inovadora e que tem tudo para ser exitosa", afirmou.

Fontes: MPF e TRT-22, com adaptações AL/Ascom TRF1.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


140 visualizações

Veja também