Compartilhamento de boas práticas – Além da revisão dos processos, o mutirão ajudou a identificar as boas práticas realizadas na 1ª Região. Segundo o juiz federal substituto da 7ª Vara da Seção Judiciária de Porto Velho (RO) Diogo Negrisoli Oliveira, que é representante do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário da 1ª Região (GMF) e coordenador da Comissão do mutirão, algumas melhorias podem ser feitas com base nas boas práticas observadas.
Um e exemplo disso é procedimento cartorário da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia, que resultou na regularização dos dados inseridos no SEEU e no BNPM. Com base nesse procedimento, foi possível elaborar orientações a serem seguidas pelas varas federais, que inclusive servem para as varas que não possuem competência criminal, mas que operam o sistema do BNMP, durante o plantão judicial.
O relatório de acompanhamento do Mutirão Processual Penal da 1ª Região e as sugestões feitas pelo juiz federal Diogo Negrisoli de Oliveira podem ser conferidos, no Processo SEI 0020942-41.2023.4.01.8000.
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região