Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

26/06/2024 09:33 - INSTITUCIONAL

PopRuaJud: Justiça Federal do DF divulga balanço parcial do mutirão que atendeu pessoas em situação de vulnerabilidade social

foto das pessoas sendo atendidas no Mutirão PopRuaJud DF. Mesas estão dispostas uma ao lado da outra com computadores. De frente uns para os outros estão sentados os atendentes e as pessoas atendidas no mutirão.

A Justiça Federal do Distrito Federal, demais órgãos públicos e entidades da sociedade civil reuniram-se no dia 20 de junho para o Mutirão PopRuaJud, realizado no pavilhão de exposições do Parque da Cidade, em Brasília/DF. Organizadora dessa edição do evento, a Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) divulgou um balanço parcial que contabilizou 1.310 atendimentos a 387 pessoas.

Pela Justiça Federal foram 32 atendimentos; desses, 24 foram relacionados a benefícios assistenciais, 7 pedidos de aposentadoria por invalidez e um pedido de pensão por morte; além de conceder R$ 516.165,33 em pagamentos de atrasados nos acordos previdenciários.

Entre os serviços oferecidos, os mais procurados foram a emissão de certidão de nascimento e resolução de demandas previdenciárias, ambos com 41 atendimentos cada um, seguidas da verificação de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS (38), atendimento odontológico (34), emissão de certificado de reservista (34), realização de corte de cabelo (33), aplicação de vacina (30) e emissão de CPF (27).

O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e vice-coordenador regional dos Juizados Especiais Federais, Roberto Carvalho Veloso, visitou o evento. “Sinto-me muito feliz em estar aqui, porque vejo que a solidariedade humana e a fraternidade estão presentes no meio do Judiciário. Todas as pessoas que estão participando prestam um grande papel à sociedade, em particular aos mais carentes, que são os que estão em situação de rua”, observou o magistrado.

Ampliar o alcance dos serviços prestados

No evento, o coordenador do Comitê Seccional PopRuaJud da SJDF, juiz federal Marcos José Brito Ribeiro, falou sobre a responsabilidade em assumir a organização do mutirão. “Partimos de um patamar de excelência de organização pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios com a perspectiva de apresentar mais serviços, de mobilizar mais órgãos e entidades, com a finalidade de ampliar o alcance dos serviços prestados e com o objetivo fundamental de efetivamente entregar serviços básicos e essenciais para viabilizar a garantia de direitos a essas pessoas”.

Para o diretor do foro da Seção Judiciária do Distrito Federal e membro do Comitê Nacional PopRuaJud do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz federal Márcio Barbosa Maia, a triagem realizada durante o mutirão foi fundamental para a efetividade da entrega dos serviços. “Estou sentindo as pessoas muito bem encaixadas nos estandes de cada instituição. O fluxo de direcionamento e atendimento está funcionando muito bem. Estou muito feliz”, celebrou o magistrado.

Segundo explicou a supervisora do Centro Judiciário de Conciliação da SJDF (Cejuc/SJDF), Armea Delmondes, esse trabalho de triagem é essencial, pois o número de atendimentos realizados pela central de atendimento da SJDF aumenta em cada edição do PopRuaJud e, com isso, os benefícios previdenciários e assistenciais concedidos promovem não apenas o acesso ao direito, mas transformam vidas e famílias. “A humanização do atendimento e o resultado que isso pode causar na vida das pessoas que estão acostumadas com a ausência e o distanciamento das instituições garantidoras de direitos causam efeitos positivos em toda a sociedade”, afirmou Armea.

Além dos serviços prestados pelos órgãos públicos e entidades da sociedade civil, a programação do mutirão PopRuaJud contou ainda com apresentações culturais como a da Orquestra Filarmônica de Brasília, a Cia Bailarinos de Brasília e a banda Vozes da Rua, composta por funcionários e pessoas atendidas pelos Centros Pops do DF.

Participaram do 7º PopRuaJud DF o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10ª Região), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Polícia Civil do DF (PCDF), Receita Federal, Junta Militar, Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-DF), bem como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

RF, com informações da SJDF

Assessoria de Comunicação Social 
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


237 visualizações

Veja também