Após breve pausa na última semana, a Rede de Inteligência da 1ª Região (Reint1) volta a se reunir nesta terça-feira, 12 de novembro, com encontro virtual às 11h reunindo magistradas, magistrados, servidoras e servidores da 1ª Região. Serão retomadas as reflexões sobre o mercado de carbono, focando na experiência europeia.
O convidado especial desta semana é o advogado, mestre em direito e diretor do Centro de Estudos Constitucionais Comparados da Universidade de Brasília, Matheus de Souza Depieri. A coordenação executiva do encontro estará a cargo do desembargador federal Flávio Jardim.
A participação no encontro da Rede é exclusiva para o público interno no TRF1, mas todos os interessados podem conferir os resultados e resumo dessas reuniões nas divulgações feitas pelo portal do tribunal.
Confira a seguir um compilado sobre os últimos encontros da Reint1:
11/10/2024 – Mercado de carbono: Judiciário e a perspectiva de sustentabilidade pela redução da emissão de carbono
Tema cada vez mais emergente em razão das transformações climáticas e dos impactos ambientais no planeta, o mercado de carbono tem ganhado a atenção do sistema judicial, com previsão de um significativo aumento de ações envolvendo o assunto e seu impacto socioambiental.
Para aprimorar a resposta do Judiciário a essas questões, a Rede de Inteligência da 1ª Região (Reint1) recebeu, em encontro virtual no dia 8 de outubro, o doutor e mestre em Direito Daniel Barcelos Vargas (professor e especialista em "Direito, governo e políticas públicas") e a presidente da Comissão de Crédito de Carbono da Ordem dos Advogados do Distrito Federal, Luísa Bahia Barretto Corrêa da Veiga (advogada).
Em outubro, a Rede de Inteligência da 1ª Região (Reint1) proporcionou mais uma vez um espaço qualificado para debater a judicialização da saúde. À luz das decisões do Supremo Tribunal Federal no âmbito dos temas de repercussão geral número 1234 e número 6, a Rede convidou, no dia 15, a advogada da União e Procuradora Nacional da União de Políticas Públicas Cristiane Souza Fernandes Curto.
AL
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região